Qualidade de vida em adultos com transtorno déficit de atenção e hiperatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO03

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta, além de crianças, muitos adultos. Gera grande impacto na vida desses indivíduos, resultando em dificuldades acadêmicas, profissionais, sociais e emocionais. O objetivo deste estudo foi descrever os níveis de qualidade de vida (QV) em brasileiros diagnosticados com TDAH em acompanhamento psicoterapêutico e/ou farmacológico. Participaram 106 adultos, os quais responderam um questionário sociodemográfico e à Escala de Satisfação com a Vida WHOQOL – Bref.  O perfil sociodemográfico dos participantes deste estudo, contrário à maior parte da literatura, foi de pessoas com alta escolaridade e empregadas. Apesar disso, a maioria deles percebe seu nível de QV como baixo, pois 40,6% referiu que está regular e 28,3% que precisa melhorar, comparado com os que percebem como bom (29,2%) ou muito bom (1,9%). Tal constatação suscita a discussão sobre a eficácia e efetividade do tratamento e o alinhamento deste com os valores e metas dos pacientes. Recomenda-se que os profissionais de saúde atentem para o custo emocional nos processos de manutenção de rotinas, trabalho e expectativas de bem-estar dos pacientes. Além disso, que façam uma avaliação periódica dos déficits e potencialidades para um plano de tratamento direcionado às características e necessidades que suscitem melhor percepção de QV por parte dos indivíduos com TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rizzati, Escola Superior de Criciúma - ESUCRI

Bacharel em Psicologia da Escola Superior de Criciúma- ESUCRI

Fernanda Machado Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga (PUCRS-2000) e Licenciada em Psicologia (UFRGS-2015), Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (IFP-2004) e Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC-2014). Mestre (2007-2009) e Doutora (2009-2013) em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS - conceito 7 CAPES), vinculada ao Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFRGS) e Pós-Doutora em Neurociências (2013-2014), vinculada ao Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação (LPBNC-UFRGS). Experiência como Psicóloga Organizacional com ênfase em Gestão em Recursos Humanos e Psicologia do Trânsito (2000-2009); como Psicóloga Clínica com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental (2002-2007), e como Docente (UFRGS, IFP, CPAD/SENAD, IPA, UFSC / 2008-atual). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na graduação e pós-graduação, e Coordena o Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG). 

Downloads

Publicado

2023-12-02

Como Citar

Batista Von Borowski, S., da Silva Rizzatti, L., & Machado Lopes, F. (2023). Qualidade de vida em adultos com transtorno déficit de atenção e hiperatividade. Psicologia Argumento, 41(115). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO03