Percepção de professores sobre genes e ambiente: uma revisão de escopo

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DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.114.AO12

Resumo

Este estudo realizou uma revisão de escopo, com o objetivo de mapear evidências sobre como os professores percebem questões relacionadas à genética do comportamento, como questões sobre a importância dos genes e do ambiente para a expressão do comportamento humano. Secundariamente, investigou-se relações indiretas com a genética do comportamento, como questões epistemológicas, por exemplo, percepção de professores sobre teoria da evolução e natureza da ciência. Foram realizadas pesquisas nos buscadores: Springerlink, PsycInfo, Science Direct e Web of Science e foram obtidos 4046 artigos, dos quais 17 foram escolhidos para a leitura final. Para mapear as evidências, os artigos foram divididos em 7 artigos que se relacionam diretamente com a percepção de professores sobre genes e ambiente e 10 artigos que se relacionam indiretamente, isto é, que dão base epistemológica para a discussão. Foram sumarizadas informações em tabelas e foram realizadas análises de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Nuvem de Palavras. Os resultados apontam que, em geral, professores tendem a concordar que tanto os genes quanto o ambiente são importantes para a compreensão do comportamento humano, mas alguns artigos demonstram que a aceitação da teoria da evolução é baixa e que se relaciona negativamente com crença religiosa. A CHD dos sete artigos apontou cinco classes: “Influência genético-ambiental”; “Ensino de conteúdo sensível”; “Educação de precisão"; “Mindset, Nature e Nurture”; “Itens sobre genes e ambiente”. A CHD dos 10 artigos apontou quatro classes: “Experiência em ensinar”; “Mensuração e aceitação do conteúdo científico”; “Evidências científicas, leis e teorias”; “Tecnologia e igualdade de gênero”.

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Publicado

2023-09-25

Como Citar

Guerreiro, C., Antonelli-Ponti, M., & Versuti, F. M. (2023). Percepção de professores sobre genes e ambiente: uma revisão de escopo. Psicologia Argumento, 41(114). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.114.AO12