Construtos, versões e contextos na utilização do Teste Stroop de Cores e Palavras: um estudo de revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.112.AO10

Resumo

O Teste Stroop de Cores e Palavras é uma medida neuropsicológica mundialmente conhecida e extensamente utilizada em contextos clínicos e experimentais. Entretanto, a literatura aponta para uma diversidade de funções por ele avaliadas, e por este motivo, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de levantar quais construtos teóricos são indicados como medidas de avaliação deste teste, bem como, as versões utilizadas e os contextos nos quais o teste foi empregado. A metodologia de pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico integrativo por meio da utilização dos descritores “stroop test and neuropsychological tests” e “teste stroop and testes neuropsicológicos” nas bases de dados BVS Saúde, Medline e Lilacs nos anos 2017, 2018 e 2019. Como critérios de inclusão foram definidos que os artigos deveriam estar disponíveis na íntegra, nos idiomas inglês, português e espanhol e ter formato de itens no sistema cor e palavra. Como resultados foram encontrados 134 trabalhos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Dentre eles, foram identificadas 31 definições de construtos ou habilidades avaliadas pelo teste, sendo o construto funções executivas o mais citado.  Em relação às versões, 21 foram identificadas e, em relação aos contextos e amostras, 67 foram como alvo de sua avaliação. Conclui-se que o teste Stroop é uma medida vastamente utilizada e adaptada para diferentes idiomas e sua pluralidade é percebida tanto em relação ao que se pretende medir, como os contextos e amostras a qual se destina.

Palavras chave: teste stroop; neuropsicologia; avaliação neuropsicológica; teste neuropsicológico; funções executivas.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes , Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade São Francisco. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos. É presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Abi-Abib, V. B., & Sancineto da Silva Nunes , C. H. (2023). Construtos, versões e contextos na utilização do Teste Stroop de Cores e Palavras: um estudo de revisão integrativa de literatura. Psicologia Argumento, 41(112). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.112.AO10