Possíveis relações entre gênero, sexualidade e escola: Composições de uma pesquisa-intervenção com jovens estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO10

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação, Juventude

Resumo

As relações de gênero e sexualidade têm atravessado a escola, dos documentos públicos de educação e da educação sexual às atividades cotidianas presentes neste espaço. O objetivo deste artigo é analisar a produção discursiva de jovens estudantes de uma escola pública de ensino médio localizada em Fortaleza/CE acerca da relação entre gênero, sexualidade e escola. A análise é realizada com base nos dados construídos em uma Pesquisa-Intervenção que teve como dispositivo um curso de formação de jovens pesquisadores do cotidiano escolar, com participação de 36 estudantes do ensino médio, que, em grupos, construíram pesquisas que tinham a escola como lócus central. Utiliza-se como material de análise a transcrição de encontros do curso e diários de campo. Foram formadas sete (7) equipes de pesquisa, e três (3) destas escolheram temáticas de pesquisa transversais às questões de gênero e de sexualidade. Utiliza-se da Análise do Discurso de base foucaultiana para análise dos dados. Observa-se que os discursos dos/as jovens acerca da discussão das questões de gênero e sexualidade na escola são marcados pelo atravessamento de distintas produções de saber, tornando-os contraditórios, ora reivindicando mudanças na escola, ora afastando-a de qualquer discussão devido a empecilhos morais. Apesar desta dispersão discursiva, a necessidade de romper com situações de violência e sofrimento ocasionadas por práticas normalizadoras em relação ao gênero e à sexualidade é marcante. Conclui-se que os/as estudantes demandam construções coletivas entre os/as membros/as da comunidade escolar, que permitam a produção de novos discursos acerca do gênero e da sexualidade.

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Biografia do Autor

Lara Thayse de Lima Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Aluna do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS).

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, com estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França; estágio pós-doutoral no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA. Coordenadora do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS).

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Gonçalves, L. T. de L., & Miranda, L. L. (2022). Possíveis relações entre gênero, sexualidade e escola: Composições de uma pesquisa-intervenção com jovens estudantes. Psicologia Argumento, 40(110). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO10

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Artigos