A Fome como objeto de estudo da Psicologia Escolar Crítica: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Francisca Pereira dos Santos Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil
  • Bruna Saraiva Candeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil
  • Geovane de Sousa Oliveira Filho Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil
  • Fauston Negreiros Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.
  • Sandra Elisa de Assis Freire Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO09

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Fome, Educação, Políticas Públicas

Resumo

A Psicologia Escolar está implicada com o processo de ensino-aprendizagem e com as demandas sociais que o perpassam. Investigou-se, a partir de uma revisão sistemática de literatura, o que tem sido produzido nos últimos dez anos sobre a fome e sua relação com a psicologia e a educação. Foram consultadas sete bases de dados: Web of Science, Redalyc, Scopus, BVS Saúde, Lilacs, PePSIC e PubMed, utilizando-se os descritores “Psicologia AND Escola AND Fome” e as suas traduções em inglês e em espanhol. Dezessete estudos satisfizeram os critérios de inclusão desta revisão. Como resultado, 10 estudos focalizaram programas de alimentação escolar, 4 foram direcionados para a saúde e para o desempenho escolar e 3 consideraram o impacto familiar da fome.

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Biografia do Autor

Francisca Pereira dos Santos, Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar

Bruna Saraiva Candeiro, Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar

Geovane de Sousa Oliveira Filho, Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.

Departamento de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.

Sandra Elisa de Assis Freire, Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.

Departamento de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar,  Parnaíba, Piauí, Brasil.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Santos, F. P. dos, Candeiro, B. S., Oliveira Filho, G. de S., Negreiros, F., & Freire, S. E. de A. (2022). A Fome como objeto de estudo da Psicologia Escolar Crítica: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia Argumento, 40(110). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO09

Edição

Seção

Artigos