Opiniões de universitários/as sobre a série “Os 13 porquês”: prevenção do suicídio?
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO05Palavras-chave:
suicídio, prevenção do suicídio, depressãoResumo
A temática do suicídio é complexa, bem como a busca por sua prevenção. A série “Os 13 porquês” produzida pela Netflix aborda vários temas polêmicos, como bullying, estupro, machismo, homofobia etc, mas tem como mote principal as justificativas para o suicídio de uma jovem. Essa série auxilia na prevenção do suicídio? Ou ao contrário, pode ser um gatilho? Para responder essas perguntas, um questionário contendo questões abertas e fechadas foi elaborado e enviado por email para todos/as estudantes da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais. 316 estudantes responderam ao questionário. O presente artigo foca na análise qualitativa das respostas dadas às perguntas abertas. As respostas foram organizadas por meio de 3 categorias: opiniões favoráveis, desfavoráveis e polarizadas em relação à série (compostas por frases que, de alguma forma, juntaram os dois posicionamentos anteriores). Assim, concluímos que a série “Os 13 porquês”, de fato, facilitou o debate sobre o tema suicídio e outras questões polêmicas e difíceis vividas pela juventude atual que aparecem na série, tais como bullying, depressão, abuso sexual, relacionamentos, dentre outros. No entanto, seu formato também foi considerado problemático pelos/as participantes da pesquisa, uma vez que a construção da narrativa da série e das cenas fortes pode até configurar um estímulo para o ato suicida, especificamente, para aqueles/as que já estão em ideação suicida.
Downloads
Referências
Asher, Jay. (2009). Os 13 porquês. São Paulo: Ática.
Azúa Fuentes, Emilio, Rojas Carvallo, Pedro, & Ruiz Poblete, Sergio. (2020). Acoso escolar (bullying) como factor de riesgo de depresión y suicidio. Revista chilena de pediatría, 91(3), 432-439. https://dx.doi.org/10.32641/rchped.v91i3.1230
Botega, Neury José. (2015). Crise suicida: avaliação e manejo. Porto Alegre: Artmed.
Botega, Neury. (2018). A tristeza transforma, a depressão paralisa: um guia para pacientes e familiares. São Paulo: Benvirá.
Bridge, J.A., Greenhouse, J.B., Ruch, D.A., Stevens, J., Ackerman, J.P., Sheftall, A.H., Horowitz, L.M., Kelleher, K.J., & Campo, J.V. (2019). Association Between the Release of Netflix's 13 Reasons Why and Suicide Rates in the United States: An Interrupted Times Series Analysis. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. 57 (8), 547-549. https://doi.org/10.1016/j.jaac.2019.04.020
Cassorla, R. M. S. (2017). Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais: uma introdução. São Paulo: Editora Edgard Blucher.
De Leo, Diego. (2012). Apresentação In José Manuel Bertolote. O suicídio e sua prevenção. São Paulo: Editora Unesp.
Durkheim, Émile. (2011). O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes (1ª edição: 1897).
Costa, Petra (Diretora). (2012). Elena [DVD]. São Paulo: Busca Vida Filmes.
Ferreira, Taiza Ramos de Souza Costa; Deslandes, Suely Ferreira. Cyberbulling: conceituações, dinâmicas, personagens e implicações à saúde. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 10, p. 3369-3379, Outubro de 2018. https://doi.org/10.1590/1413-812320182310.13482018
Fukumitsu, Karina Okajima; Abilio, C.C.C.; Lima, C.F.S.; Gennari, D. M.; Pellegrino, J. P.; Pereira, T. L. (2015). Posvenção: uma nova perspectiva para o suicídio. Revista Brasileira de Psicologia, Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2 (2), p. 48-60. ver edição (ufba.br)
Fukumitsu, Karina Okajima & Kovács, Maria Júlia. (2015). O luto por suicídios: uma tarefa da posvenção. Revista Brasileira de Psicologia, Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2 (2), 41-47. ver edição (ufba.br)
Fukumitsu, Karina Okajima, & Kovács, Maria Júlia. (2016). Especificidades sobre processo de luto frente ao suicídio. Psico, 47(1), 03-12. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19651
Fukumitsu, Karina Okajima. (2018). Suicídio, luto e posvenção. Em Karina Okajima Fukumitsu. (Org.), Vida, morte e luto: atualidades brasileiras. São Paulo: Summus.
Guedes, Izabela A. A. (2018). Quando o cliente tira a própria vida: o luto do psicólogo frente à perda por suicídio. In Karen Scavacini. (Org.), Histórias de sobreviventes do suicídio. São Paulo: Instituto Vita Alere, Benjamin Editorial.
Hernández, Gildardo Bautista, Noriega, José Ángel Vera, & Quintana, Jesús Tánori. (2019). Shame, Empathy, Coping and School Safety of the Bystanders in Situations of Bullying. Trends in Psychology, 27(2), 357-369. https://doi.org/10.9788/tp2019.2-05
Hillman, James. (2016). Suicídio e alma. Petrópolis, RJ: Vozes. (Trabalho original publicado em 1964)
Jung, Carl Gustav. (1991a). Tipos psicológicos. Petrópolis, RJ: Vozes. (1ª edição: 1960).
Jung, Carl Gustav. (1991b). A natureza da psique. Petrópolis, RJ: Vozes. (1ª edição: 1946).
Kehl, Maria Rita. (2015). O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo.
Marquetti, Fernanda Cristina. (2014). O suicídio e sua essência transgressora. Psicologia USP, 25(3), 237-245. https://dx.doi.org/10.1590/0103-6564D20140006
Moretto, Maria Lívia Tourinho et al. (2017). O suicídio e a morte do narrador. Psicologia USP, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 159-164. https://doi.org/10.1590/0103-656420172802
Negreiros, E., Gambardella, V., & Alencar, A. (2021). Incitação/instigação e indução ao suicídio por meio do jogo digital Boneca Momo: análise documental. Psicologia Argumento, 39(104), 199 - 221. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.39.104.AO01
Osório Comis, T., & Cardoso Siqueira, A. (2013). Bullying na perspectiva de adolescentes que cometeram ato infracional. Psicologia Argumento, 31(75).
http://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.AO06
Pereira, N. C., Faria, D. L. (2015). Empatia e a (est)ética na clínica: um enfoque junguiano. Hermes, 20, 40-49.
ff4469_7740a8fb71db4912b49c74adae24b824.pdf (filesusr.com)
Pimentel , F. de O., Cristina , C. P. D. M., & Dapieve Patias , N. (2020). Víctimas de bullying, síntomas depresivos, ansiedad, estrés e ideación suicida en adolescentes. Acta Colombiana de Psicología, 23(2), 205-240. Víctimas de bullying, síntomas depresivos, ansiedad, estrés e ideación suicida en adolescentes | Acta Colombiana de Psicología (ucatolica.edu.co)
Veloso, L. U. P., Lima, C. L. S., Sales, J. C. S., Monteiro, C. F. S., Gonçalves, A. M. S. & Silva Júnior, F. J. G. (2019). Ideação suicida em universitários da área da saúde: prevalência e fatores associados. Revista Gaúcha de Enfermagem, 40, October 03, 2019. Ideação suicida em universitários da área da saúde: prevalência e fatores associados | Uchoa Portela Veloso | Revista Gaúcha de Enfermagem (ufrgs.br)
Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. (2009). Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, 39(138), 995-1018. https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000300015
Yorkey, Brian (Diretor). (2017). Os 13 porquês. Califórnia: Universal Studios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.