O brincar na fase adulta: um olhar Winnicottiano
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.109.AO13Palavras-chave:
brincar, fase adulta, constituição do sujeito, criatividade, originalidade,Resumo
O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre as manifestações do brincar na fase adulta e sua relevância. Para tanto, foi realizado um ensaio teórico, que consiste em levantamento bibliográfico e, por meio do qual se desenvolve um texto de reflexão, discutido através da abordagem psicanalítica. O percurso teórico realizado permite inferir que o brincar na vida adulta manifesta-se a partir da criatividade originária, uma tendência inata que necessita de um ambiente favorável para se manifestar e se desenvolver. As manifestações do brincar na fase adulta se dão por meio do senso de humor, na flexão da voz, na expressão facial, na escolha de palavras. Além disso, usufrui-se do brincar por meio de experiências culturais, festas folclóricas e populares, contos urbanos, jogos, e outras experiências de relação interpessoal. Conclui-se que o brincar é essencial para um viver verdadeiro na fase adulta, com espontaneidade e em sociedade.
Downloads
Referências
Coelho, D. M., & Santos, M. V. O. (2012). Apontamentos sobre o método na pesquisa psicanalítica. Analytica: Revista de Psicanálise, 1(1), 90–105. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-51972012000100006
Dias, E. O. (2017). A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago.
Frota, A. M. (2006). A reinstalação do si-mesmo: uma compreensão fenomenológica da adolescência à luz da teoria do amadurecimento de Winnicott. 58(2).
Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa (6a). São Paulo: Atlas S.A.
Jung, C. F. (2004). Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento (1ª ed.). Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora.
Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de Metodologia Científica (8a). São Paulo: Atlas S.A.
Meneghetti, F. K. (2011). O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 320–332. https://doi.org/10.1590/s1415-65552011000200010
Montano, V. R. R. (2018). A ludicidade e a estruturação do sujeito: um percurso nas obras de Freud, Winnicott e Bettelheim. Revista Ciência (In) Cena, 1(6), 22–37. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/4580
Morelock, J., & Hussain, A. (2020). Recuperando a brincadeira e o lazer : para uma crítica humanista e psicanalítica da vida adulta e da ética do trabalho. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, 1(2), 23. Disponível em: https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/145
Pereira, A. S. (2008). A criança é o pai do adulto - uma perspectiva psicanalítica. In J. Outeiral, L. Moura, & S. dos Santos (Eds.), Adultecer: a Dor e o Prazer de Tornar-se Adulto (pp. 77–91). Rio de Janeiro: Revinter.
Pondé, D. Z. F. (2018). Os sentimentos na obra de D. W. Winnicott. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332510
Rhoden, C. (2013). Tarja Branca - A Revolução que Faltava. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-229187/
Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática X revisão narrativa. ACTA Paulista de Enfermagem, 20(2), v–vi. https://doi.org/10.1590/s0103-21002007000200001
Winnicott, Donald W. (2019). O Brincar e a Realidade (1st ed.). Rio de Janeiro: Ubu Editora. (Original publicado em 1971)
Winnicott, Donald Woods. (1990). Natureza Humana (L. Bogomoletz, Ed.). Rio de Janeiro: Imago.
Winnicott, Donald Woods. (2002). Privação e Delinquência (5a). Saraiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.