“Vermelho como o céu”: contribuições vygotskianas sobre defectologia e educação especial
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO15Palavras-chave:
educação especial, desenvolvimento infantil, crianças com deficiência, deficiência visual, psicologia socialResumo
O presente artigo de natureza teórico-conceitual tem por objetivo realizar uma analise do filme “Vermelho como o céu”, fundamentada na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-cultural. Tal abordagem utiliza o método materialista histórico dialético, logo parte de uma compreensão historicizada do desenvolvimento dos processos psíquicos humanos. Para tal objetivo primeiramente será apresentada uma breve resenha do filme, contextualizando o leitor dos principais acontecimentos que permitem a compreensão do contexto e período histórico em que a trama se desenvolve. A seguir realizar-se-á uma retomada dos principais conceitos da teoria vygotskiana utilizada para alcançar os objetivos almejados. Dentre eles destaca-se as contribuições do autor no estudo da defectologia, área do conhecimento psicológico que estuda a educação especial e a criança com deficiência. Por fim, realizar-se-á a análise do filme em questão, atentando para algumas cenas gerais e particulares, que permitem reflexões embasadas na teoria mencionada. Conclui-se que é de extrema importância o estudo a respeito da educação especial e, mais especificamente sobre a especificidade da deficiência visual.Downloads
Referências
Barroco, S. M. S. (2007). A educação especial do novo homem soviético e a psicologia de L. S. Vigotski: implicações e contribuições para psicologia e a educação atuais. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Araraquara.
Bortone, C. (2007). Rosso come il cielo. Tradução: Vermelho como o céu. Estúdio: Orisa Produzioni. Direção: Cristiano Bortone. Produção: Cristiano Bortone e Daniele Mazzocca. Roteiro: Cristiano Bortone, Paolo Sassanelli, Monica Zapelli. Itália, 2006. Duração: 95 min. Gênero: Drama.
Leontiev, A. (2018). O homem e a cultura. In: A. Leontiev. O desenvolvimento do psiquismo. (H. Roballo, trad.) (pp. 277-302) 3. ed. São Paulo: Centauro. (Trabalho originalmente publicado em 1978).
Matos, N. S. D., & Barroco, S. M. S. (2017). A política de educação especial no Paraná: Marcos históricos da sua constituição. Rev. HISTEDBR On-line, 17, 1153-1168. doi: 10.20396/rho.v17i4.8651228
Sampaio, L. T. S., & Abreu, F. S. D. (2020). A inclusão escolar da pessoa com deficiência: um paradigma em construção em diálogo com L. S. Vigotski. Com Senso, 23, 74-81. Recuperado de: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/854
Tuleski, S. C. (2008). Vigotski: A construção de uma Psicologia Marxista. (2ªed). Maringá: Eduem.
Vygotsky, L. S. (2020) Pensamiento y linguaje. (J. P. T. Abadía, trad.). Santiago, Chile: Ediciones Paidós. (Trabalho originalmente publicado em 1934).
Vygotsky, L. S. (2017). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. (A. González, trad.). Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue. (Trabalho originalmente publicado em 1934).
Vygotsky, L. S. (1997) Obras escogidas V – Fundamentos de Defectología. (J. G. Blank, trad.). Madri: Editorial Pedagógica, Moscú. (Trabalho originalmente publicado em 1983).
Vygotsky, L. S. (1996). O método instrumental em psicologia. In: L. S. Vigotski, Teoria e método em psicologia. (C. Berliner, trad.) (pp. 93-101). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho originalmente publicado em 1931).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.