“Vermelho como o céu”: contribuições vygotskianas sobre defectologia e educação especial

Autores

  • Carolina Dias Sem filiação institucional atual
  • Lais Castro Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá
  • Vanessa de Oliveira Beghetto Penteado Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO15

Palavras-chave:

educação especial, desenvolvimento infantil, crianças com deficiência, deficiência visual, psicologia social

Resumo

O presente artigo de natureza teórico-conceitual tem por objetivo realizar uma analise do filme “Vermelho como o céu”, fundamentada na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-cultural. Tal abordagem utiliza o método materialista histórico dialético, logo parte de uma compreensão historicizada do desenvolvimento dos processos psíquicos humanos. Para tal objetivo primeiramente será apresentada uma breve resenha do filme, contextualizando o leitor dos principais acontecimentos que permitem a compreensão do contexto e período histórico em que a trama se desenvolve. A seguir realizar-se-á uma retomada dos principais conceitos da teoria vygotskiana utilizada para alcançar os objetivos almejados. Dentre eles destaca-se as contribuições do autor no estudo da defectologia, área do conhecimento psicológico que estuda a educação especial e a criança com deficiência. Por fim, realizar-se-á a análise do filme em questão, atentando para algumas cenas gerais e particulares, que permitem reflexões embasadas na teoria mencionada. Conclui-se que é de extrema importância o estudo a respeito da educação especial e, mais especificamente sobre a especificidade da deficiência visual.

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Biografia do Autor

Carolina Dias, Sem filiação institucional atual

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pelas Faculdades Pequeno Príncipe.

Lais Castro, Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá

Vanessa de Oliveira Beghetto Penteado, Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Dias, C., Castro, L., & de Oliveira Beghetto Penteado, V. (2022). “Vermelho como o céu”: contribuições vygotskianas sobre defectologia e educação especial. Psicologia Argumento, 40(110). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO15

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