O “tempo ótimo” para a reinserção familiar: um estudo de caso de um adolescente institucionalizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO03

Palavras-chave:

Institucionalização, Abrigo, Adolescente, Família, Direitos da Criança e do Adolescente

Resumo

A reinserção familiar (RF) é um processo complexo que implica demandas do adolescente acolhido, sua família, normas institucionais e da legislação, que estabelece o tempo máximo de dois anos para a medida protetiva de acolhimento. O artigo objetivou apresentar e discutir um estudo de caso de um adolescente (15 anos), problematizando o “tempo ótimo” para a RF, a partir da sua perspectiva, da sua mãe e de um educador social, em três momentos (um mês antes da saída da instituição, um mês após e seis meses após o retorno para o contexto familiar). Verificou-se que o tempo de institucionalização excedeu em três vezes a normativa legal sobre o prazo máximo de acolhimento, bem como a existência de um descompasso entre os tempos dos diferentes personagens envolvidos. Reforça-se a necessidade da preparação contínua, da família e do adolescente, bem como o fortalecimento da rede de proteção, tão logo inicie a institucionalização.

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Biografia do Autor

Sara Guerra Carvalho de Almeida, Cento Universitário fametro - Unifametro

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2011). Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2014). Doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2019). Docente Efetiva do Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO) e do Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRANDE). Vinculada ao Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos (LESPLEXOS), do Programa de Pós Graduação em psicologia da Universidade de Fortaleza (PPG - UNIFOR). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: famílias, crianças, adolescentes, rede de proteção, situação de rua, institucionalização infanto-juvenil, psicologia jurídica e psicologia positiva.

Normanda Araujo de Morais, Universidade de Fortaleza - Unifor

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005) e Doutorado nessa mesma instituição (2009). Realizou o seu estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos (2008). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde coordena o Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, família e comunidade (Lesplexos). Atual Coordenadora do PPG em Psicologia da Unifor. Bolsista de Produtividade 1D do CNPq. Coordenadora do GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da ANPEPP (2017-2020). Integrante da equipe de Editoria da Revista Subjetividades (antiga Revista Mal-Estar e Subjetividade) e da Revista Estudos de Psicologia (Natal). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - ABPD (Gestões 2013-2015; 2015-2017) e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP (Gestão 2017-2019). Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciência (ABC - 2020-2024). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano em contextos de vulnerabilidade social, crianças e adolescentes em situação de rua, violência, resiliência familiar e comunitária, psicologia positiva e famílias constituídas por casais do mesmo sexo.

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Publicado

2022-11-02

Como Citar

Almeida, S. G. C. de, & Morais, N. A. de. (2022). O “tempo ótimo” para a reinserção familiar: um estudo de caso de um adolescente institucionalizado. Psicologia Argumento, 40(111). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO03