Habilidades sociais e situações interpessoais difíceis por estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.113.AO01Palavras-chave:
habilidades sociais, universitários, relações interpessoaisResumo
O desenvolvimento de habilidades sociais na educação superior tem sido uma questão abordada de maneira introdutória em termos de estudos e intervenções, haja vista que as ações pedagógicas não são planejadas para sua promoção. O objetivo do estudo foi identificar como calouros resolvem problemas em situações consideradas difíceis no ambiente acadêmico e como esta resolução se relaciona aos repertórios de habilidades sociais. Participaram 10 estudantes do curso de Psicologia de uma universidade pública do Rio de Janeiro, sendo cinco do sexo feminino e idades entre 19 e 23 anos (M= 24,97; DP= 5,04). Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais e três situações interpessoais hipotéticas. Os dados mostraram resultados abaixo da média em Resolução de Problemas Sociais e bons escores no Inventário de Habilidades Sociais. Foi possível verificar que os calouros, em seu primeiro ano de graduação, sentem dificuldades, principalmente em Conversação e Desenvoltura Social e na Tomada de Decisões. Sugere-se que programas institucionais sejam oferecidos para propiciar melhor ambientação e adaptação dos alunos criando um clima mais motivador e confortável.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (2018). Critério Brasil. Recuperado de http://www.abep.org
Ateş, B. (2015). Perception of The Social Supports Predict of Assertiveness in University Students. Mehmet Akif Ersoy Üniversitesi Eğitim Fakültesi Dergisi, 35, 70 -86. doi: 10.19126/suje.430095
Bandeira, M., & Quaglia, M. A. C. (2005). Habilidades sociais de estudantes universitários: identificação de situações sociais significativas. Interação em Psicologia, 9(1), 45-55. doi: 10.5380/psi.v9i1.3285
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Del Prette, A., & Del Prette, Z.A.P. (2017). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Vozes Limitada, Petrópolis.
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2001). Psicologia das relações interpessoais. Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.
D'Zurilla, T. J., & Nezu, A. M. (1990). Development and preliminary evaluation of the Social Problem-Solving Inventory. Psychological Assessment: A Journal of Consulting and Clinical Psychology, 2(2), 156-163. doi: 10.1037/1040-3590.2.2.156
Gerk, E., & Cunha, S. M. (2006). As habilidades sociais na adaptação de estudantes ao ensino superior. In M. Bandeira, Z. A. P. Del Prette, & A. Del Prette, (Orgs.), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 199-216). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Gomes, G., & Soares, A. B. (2013). Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(4), 780-789. doi:10.1590/s0102-79722013000400019
Leite-Salgueiro, Nunes, & Caldas (2018). Análise das habilidades sociais de um grupo de estudantes universitários: bom repertório e desempenho socialmente competente. Educação em Debate, 40(75), 76-89. Recuperado de http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/viewFile/553/346
Maia, D. S., & Lobo, B. O. M. (2013). O desenvolvimento da habilidade de solução de problemas interpessoais e a convivência na escola. Psicologia em Revista, 19(1), 17-29. doi: 10.5752/p.1678-9563.2013v19n1p17
Manee, F. M., Khoiee, S. A., & Eghbal, M. K. (2015). Comparison of the efficiency of self-awareness, stress management, effective communication life skill trainings on the social and academic adjustment of first-year students. Research in Psychology and Behavioral Sciences, 3(2), 18-24. doi: 10.1146/10.12691/rpbs-3-2-1.
Matias, R. de C., & Martinelli, S. de C. (2017). Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 22(1), 15-33. doi: 10.1590/s1414-40772017000100002.
Martini, M. L., & Del Prette, Z. A. P. (2005). Atribuições de causalidade e afetividade de alunos de alto e baixo desempenho acadêmico em situações de sucesso e de fracasso escolar. Interamerican Journal of Psychology, 39(3), 355-368. doi: 10.5380/psi.v6i2.3302
Monteiro, M. C., & Soares, A. B. (2017). Concepções de estudantes sobre resolução de problemas e automonitoria. Psicologia Escolar e Educacional, 21(2), 333-341. doi: 10.1590/2175-3539201702121124
Pereira, A. S., Dutra-Thomé, L., & Koller, S. H. (2016). Habilidades sociais e fatores de risco e proteção na adultez emergente. Psico, 47(4), 268-278. doi: 10.15448/1980-8623.2016.4.23398.
Pereira-Guizzo, C. de S., Prette, A. Del, Prette, Z. A. P. Del, & Leme, V. B. R. (2018). Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 573-581. doi:10.1590/2175-35392018035449
Ramos, C. C., Costa, T. D., & Feitosa, I. O. (2017). Mapeamento de incoerências entre competências estabelecidas na formação do psicólogo organizacional e as requeridas pelo mercado de trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 17(2), 114-120. doi: 10.17652/rpot/2017.2.12866.
Ranjbar, M.; Bayani, A. A., & BayanI, A. (2013). Social Problem-Solving Ability Predicts Mental Health Among Undergraduate Students. International Journal of Preventive Medicine, 4(11), 1337–1341. Recuperado de https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24404372/
Santos, Z. A., & Soares, A. B. (2020). O Impacto das Habilidades Socioemocionais na Resolução de Problemas em Universitários de Psicologia. Ciencias Psicológica, 14, e2228. doi: 10.22235/cp.v14i2.2228
Soares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2013). Guia teórico-prático para superar as dificuldades interpessoais na universidade. Rio de Janeiro: Appris.
Soares, A. B., Monteiro, M. C. L., Souza, M. S., Maia, F. A., Barros, R. S. N., & Medeiros, H. C. P. (2019). Situações Interpessoais Difíceis: Relações Preditivas entre Habilidades Sociais e Coping na Adaptação à Universidade. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, e183912. doi: 10.1590/1982-3703003183912
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.