Psicodinâmica do Burnout em uma Professora de Ensino Fundamental e Médio
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO13Palavras-chave:
Burnout, Professores Escolares, Psicodiagnóstico Interventivo, Psicanálise, Teste de Apercepção Temática,Resumo
A presente pesquisa objetivou compreender a Síndrome de Burnout e seus desdobramentos numa professora do Ensino Fundamental e Médio, que apresenta essa condição. Trata-se de uma pesquisa clínica e qualitativa, que adotou o referencial teórico psicodinâmico, tendo seus dados coletados a partir de sessões de Psicodiagnóstico interventivo. Foram utilizados como instrumentos: questionário sociodemográfico e laboral; entrevista semiestruturada; Teste da casa-árvore-pessoa; Inventários de Depressão e Ansiedade de Beck; Teste de Apercepção Temática e Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo. Como resultado observou-se uma dinâmica psíquica caracterizada por um conflito entre Ego e seu ideal. Os mesmos conflitos também foram expressos no setting a partir da dinâmica transferencial, gerando um fenômeno aqui designado como Burnout transferencial.
Downloads
Referências
Arraz, F.M. (2018). A síndrome de Burnout em docentes. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Vol. 07, n. 06, 34-47.
Bailey, R. & Pico J. (2020) Defense Mechanisms. : Treasure Island (FL): StatPearls Publishing [Internet]. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559106/
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Ed. Revisada e Ampliada. São Paulo: Edições 70.
Belarmino, A. (2016). O olhar da psicanálise sobre a Síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Santa Rosa.
Benevides-Pereira, A. M. T. (2002). O processo de adoecer pelo trabalho. In Benevides-Pereira, A. M. T (Org.), Burnout: Quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. (pp. 21-92). São Paulo: Casa do Psicólogo
Benevides-Pereira, A. M. T., Justo, T., Batista Gomes, F., Martins Silva, S. G. & Volpato, D. C. (2003) Sintomas de estresse em educadores brasileiros. Aletheia, n° 17-18, 63-72.
Bitencourt, B., Silva, D. N., Egídio, L. E. M., Silva, M. M., Sampaio, T. C. & Nogueira, V. S. (2017). Agressão a professores do Ensino Fundamental I e II e sua relação com o nível de Burnout. In L. S. L. P. C. Tardivo (org.), O Procedimento de Desenhos-Estórias na Clínica e na Pesquisa: 45 Anos de Percurso (e-book). São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Braun, A. C., & Carlotto, M. S. (2014). Síndrome de Burnout: estudo comparativo entre professores do ensino especial e do ensino regular. Psicologia Escolar e Educacional, 18, 125-132. DOI:10.1590/S1413-85572014000100013
Buck, J. (2003) Técnica Projetiva de desenho - HTP - Guia de interpretação (Tardivo, R. C. & Alves, I. C. B., trads.) São Paulo: Vetor Editora
Carlotto, M. S. & Gobbi, M. D. (1999). Síndrome de burnout: um problema do indivíduo ou do seu contexto de trabalho? Aletheia, 10, 103-114.
Chicalski, M. & Miguel, F. K. (2019) Avaliação terapêutica e psicodiagnóstico interventivo. Anais do II Congresso do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEL
Cunha, J. A. (2001). Escalas Beck – Manual. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Finn, S. (2017). Pela perspectiva do cliente: teoria e técnica da avaliação terapêutica. (Bartalotti C. C., trad.) São Paulo: Hogrefe.
Freud, S. (1904 [1905]/ 2017). O método psicanalítico freudiano. In S. Freud, Obras incompletas de Sigmund Freud: Fundamentos da Clínica Psicanalítica. (Claudia Dornbusch, trad., V. VI, pp. 35-40). São Paulo: Autêntica Editora
Freud, S. (1914/2010a). Introdução ao narcisismo. In S. Freud, Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos: Obras completas. (P. C. Souza, trad., V. XII, pp. 13–50). São Paulo: Companhia das Letras.
Freud, S. (1917 [1915]/2010b). Luto e Melancolia. In S. Freud, Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos: Obras completas. (P. C. Souza, trad., V. XII, pp. 170–194). São Paulo: Companhia das Letras.
Freud, S. (1924/2011). O problema econômico do masoquismo. In S. Freud, O Eu e o Id, "Autobiografia" e outros textos. (P.C. Souza, trad., V. XVI, pp. 165-181). São Paulo: Companhia das Letras.
Gil-Monte, P. R. (2011). Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT) – Manual. Madrid: Tea Ediciones S.A
Gil-Monte, P. R., Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2010). Validação da versão brasileira do "Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo" em professores. Revista de Saúde Pública, 44, 140-147. DOI:10.1590/S0034-89102010000100015
Godoy, M. N. M. R., Nascimento, M. W. C. & Serra, F. T. (2019) Avaliação de risco da síndrome de Burnout e sua relação com características sociodemográficas em um grupo de professores de Educação Física da rede básica de ensino. Revista Científica da FAMINAS. v. 14, n. 1, 22-31.
Laplanche, J. & Pontalis, J. B. (2001). Vocabulário de psicanálise. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
Lei n. 3048, de 06 de maio de 1999. (1990, 7 de maio). Aprova o Regulamento da Previdência Social e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União – Presidência da República.
Lima, E. V. (2018). Burnout: a doença que não existe. Revista eletrônica [do] Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, v. 7, n. 64, 30-44
Maslach, C., Schaufeli, W. B. & Leiter, M. P. (2001). Job burnout. Annual Reviews of Psychology, 52, 397-422. DOI:10.1146/annurev.psych.52.1.397
Murray, H. A. (2005). T.A.T. – Teste de Apercepção Temática. (Silva, M. C. V. M. trad.). São Paulo: Casa do Psicólogo
Organização Mundial da Saúde (2010). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10). 10a rev. São Paulo: Universidade de São Paulo; vol.1.
Pereira, A.B. (2017). Transferências e contratransferências: o analista sensível ao trabalho do negativo. In Cintra, E. M. U., Tamburrino, G. & Ribeiro, M. F. R., Para além da contratransferência: o analista implicado (pp. 114-126). São Paulo: Zagodoni
Sá, F. (2017) Burnout – mais próximo do setor de saúde do que se imagina. Revista FEHOESP 360, edição 09. Recuperado em 03 de março de 2020, de http://www.ismabrasil.com.br/img/estresse105.pdf
Santos, J. W. (2009). A Síndrome de Burnout: Uma análise social e psicodinâmica. Revista Científica Eletrônica de Psicologia. Ano VII, Número 13
Schaffa, S.L. (2017). Alguns dos vocabulários mais usados em psicanálise: Fantasia. Federação Brasileira de Psicanálise. Recuperado em 10 de novembro de 2020, de https://febrapsi.org/wp-content/uploads/2017/02/fantasia--sandra-lorenzon-schaffa.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.