Relação entre empregabilidade e habilidades sociais na Rede Federal de Educação Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO07Palavras-chave:
empregabilidade, habilidades sociais, capacitação profissional.Resumo
O mercado de trabalho conectado, integrado e tecnológico impulsiona a busca pelo desenvolvimento de habilidades sociais para o trabalho e o potencial de empregabilidade. Nesse contexto, o objetivo é avaliar a existência de correlação entre Habilidades Sociais e Empregabilidade. A abordagem utilizada na pesquisa foi quantitativa com a análise de correlação entre as variáveis. Participaram da amostra, 260 estudantes de uma Instituição de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Os resultados evidenciam que existe uma correlação positiva entre o repertório Habilidades Sociais e as subescalas de Empregabilidade para a amostra geral e amostra estratificada em sexo masculino, curso superior e estudantes não trabalhadores. Destaca-se que em todas as correlações a subescala ‘otimismo’ está associada ao reportório de Habilidades Sociais. Outras correlações foram verificadas como ‘eficácia de busca’, ‘enfrentamento de dificuldades’, ‘responsabilidade’ e ‘decisão com o repertório de habilidades sociais’. Esses resultados possibilitam que diferentes instituições de ensino proponham ações voltadas para desenvolvimento de Habilidades Sociais e Empregabilidades de seus estudantes. Por fim, são apresentadas as limitações da pesquisa e sugestões para futuros trabalhos.
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