Habilidades sociais em estudantes em classe de aceleração do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.109.AO01

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Apoio social, Motivação, Ensino Fundamental

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de demonstrar que os alunos em defasagem, que são mais habilidosos socialmente possuem melhor Rendimento Escolar (RE), mais Motivação para Aprender e maior Percepção de Apoio Social. Procurou-se verificar se o RE pode ser  explicado pelas Habilidades Sociais de Adolescentes, pela Motivação para Aprender e pela Percepção de Apoio Social dos alunos com dois ou mais anos de distorção matriculados em classes de aceleração. Participaram do estudo 250 estudantes entre 15 e 18 anos (M = 16,37; DP = 0,90) de ambos os sexos. Os dados foram coletados no ambiente de sala de aula e com a prévia concordância da direção, docentes e responsáveis. Foi realizado um convite aos estudantes com antecedência. Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, a Escala de Motivação para Aprender para o Ensino Fundamental, a Escala de Percepção de Apoio Social e os mapas do Rendimento Escolar. Os resultados apontaram que a empatia, a civilidade, o autocontrole e a desenvoltura social são Habilidades Sociais de relevância para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. O estudo apontou que trabalhar a motivação intrínseca e extrínseca possibilita um melhor rendimento escolar, assim como a percepção do apoio acolhedor do docente.  O estudo contribuiu com dados sobre a  concepção dos estudantes sobre professores que são percebidos como colaboradores dos desafios escolares, fazendo com que o aluno se sinta mais acolhido e protegido, possibilitando uma relação afetiva e um ambiente de ensino e aprendizagem mais promissor.

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Biografia do Autor

Humberto Claudio Passeri Medeiros, Universidade Salgado de Oliveira

Doutorando em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira e Professor na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

adriana benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

marcia cristina monteiro, União da Instituições de Ensino de São Paulo UNIESP

Professora Titular de Psicologia na graduação e pós-graduação na União Nacional das Instituições de Ensino de São Paulo (UNIESP), atua na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, na área de Psicologia Clínica e atuou como Psicóloga Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

Medeiros, H. C. P., Soares, adriana benevides, & monteiro, marcia cristina. (2022). Habilidades sociais em estudantes em classe de aceleração do Ensino Fundamental. Psicologia Argumento, 40(109). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.109.AO01