A presença dos estudos pós-coloniais e decoloniais na pós-graduação em psicologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.105.AO14Palavras-chave:
psicologia, pós-graduação, pensamento decolonialResumo
Investigou-se a emergência da crítica decolonial na Pós-Graduação em Psicologia no Brasil, através de uma revisão integrativa de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas em programas stricto sensu de pós-graduação em Psicologia. A busca ocorreu no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e resultou em 42 trabalhos. Observou-se a recenticidade dessa discussão na pós-graduação nacional em psicologia. Há destaque para o caráter colonial da Psicologia enquanto ciência e profissão que, marcado pelo universalismo, objetivismo e etnocentrismo euro-americano, produz efeitos na produção de conhecimento e nas práticas profissionais a partir da invisibilização de problemáticas e populações que sofrem os efeitos da colonialidade e da subalternização de seus saberes.
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