Personalidades autoritárias e preconceitos: relações
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO09Palavras-chave:
preconceito, personalidade, autoritarismoResumo
Para verificar se há distinções entre preconceitos dirigidos a diversos alvos, e se tipos distintos de personalidade autoritária se associam de formas diferentes com esses tipos de preconceitos, aplicou-se a 161 estudantes de universidade pública paulista duas escalas: Escala de Fascismo (Escala F) e Escala de Manifestação de Preconceitos; a Escala F foi dividida em duas subescalas; uma delas verificou tendências sadomasoquistas, a outra mensurou um tipo de personalidade com um ego mais frágil. Os resultados de análise fatorial com os itens da Escala de manifestação de preconceitos indicaram quatro fatores, cada um com um alvo específico. O sadomasoquista teve relação maior com o preconceito contra pessoas consideradas desviantes e ambos os tipos de personalidade se associaram igualmente com o preconceito contra pessoas com deficiência e contra indivíduos de outras etnias.
Downloads
Referências
Abromeit, J. (2017). A Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e a persistência do populismo autoritário nos Estados Unidos. Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 22(1), 13-38. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v22i1p13-38
Adorno, T.W. (1969). Los tabus sexuales y el derecho hoy. Em Adorno, T.W. Intervenciones: nueve modelos de critica. Caracas, Monte Avila, 91-115. (Original publicado em1963)
Adorno, T.W. (1995) Educação após Auschwitz. Em Adorno, T.W. Educação e Emancipação. (W. Leo Maar, Trad.) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P. 119-138. (Original publicado em 1967)
Adorno, T. W. (2015). Sobre a relação entre sociologia e psicologia. Em Adorno, T. W. Ensaios sobre psicologia geral e psicanálise. (V.Freitas, Trad.), pp. 71-135. São Paulo, SP: Editora Unesp. (Original publicado em 1955).
Adorno, T.W. (2019). Estudos sobre a Personalidade Autoritária.(F.L.T. Correa, V.F. da Costa, C. H. Pissardo, Trads.) São Paulo: Editora da Unesp, 2019. (Original publicado em 1975).
Adorno, T.W., Frenkel-Brunswik, E.; Levison, D.J.; & Sanford, R.N.(1950) The authoritarian personality. New York: Harper and Row.
Antunes, D.C. (2016). Tolerância e democracia hoje: o discurso de deputados em defesa da posição conservadora. Psicologia & Sociedade, 28(1), 3- 13. https://doi.org/10.1590/1807-03102015v28n1p003
Bettelheim,B., & Janowitz, M. (1950) Dinamics of prejudice. New York: Harper and Brothers.
Carnio, M.P., & Neves, M.C.D. (2019). O projeto Escola ‘sem partido’ como uma falsa projeção do campo educacional. Dossiê Temático: Teoria Crítica e Contemporaneidade 3(1) https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.131
Colombaroli, A. (2020). Medo e apoio ao autoritarismo na contemporaneidade. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, 17, 01-18. doi:https://doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e61236
Costa, A. B., Bandeira, D. Ruschel, & Nardi, H. C.. (2015). Avaliação do preconceito contra diversidade sexual e de gênero: construção de um instrumento. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(2), 163-172. https://doi.org/10.1590/0103- 166X2015000200002
Costa, T.V.de A., Lourenço, M.P.C., Otoni, G.H.S., Santos, F.P, & Vidala, C.E,L.(2018) Preconceito, relações familiares e práticas de saúde em profissionais do sexo: uma abordagem qualitativa. Revista Médica de Minas Gerais, 28(4). https://www.doi.org/10.5935/2238-3182.20180025
Crochick, J. L.(2019) Preconceito e bullying: marcas da regressão psíquica socialmente induzida. Psicol. USP, 2019, vol.30. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190006
Crochík, J.L.; Kohastu, L. N. ; Dias, M. A. ; Freller, C. C. ; Casco, R. (2013) . Inclusão e Discriminação na Educação Escolar. 1. ed. Campinas: Alínea Editora .
Crochík, J.L.; Freller,C.C. (Org.) ; Dias, M. A. (Org.) ; Casco, R. (Org.) ; Meneses,B.M. (Org.) ; Pedrossian, D. R. S. (Org.) ; Silva, P. F. (Org.) . Preconceito e Educação Inclusiva. 1. ed. Brasilia: Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2012.
Crochík, José Leon, Silva, Pedro Fernando da, Lourenço, Arlindo da Silva, Freller, Cíntia Copit, & França, Fátima. (2019). Componentes psíquicos das ideologias no mundo administrado. Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia, 12(1), 79- 95. https://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120107
Freud, S. (2011). Mal-estar na civilização e outros trabalhos. (P. C. Souza, Trad.) São Paulo: Cia. das Letras. (Original publicado em 1930).
Gomide, A. P. de Ávila. (2018). A Fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 32(66). https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-06
Horkheimer, M., & Adorno, T.W. (1973). Temas básicos da sociologia. (A.Cabral, Trad.). São Paulo: Cultrix, 1973. (Original publicado em 1956).
Horkheimer, M., & Adorno, T.W. (1985). Dialética do esclarecimento. (G. de Almeida, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1985. (Original publicado em 1947).
Lima, M.E.O. (2020). Psicologia social do preconceito e do racismo. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda.
Lima, R. S. de; Jannuzzi, P. M.; Moura Junior, J. F., & Segundo, D. S. de A. (2020). Medo da violência e adesão ao autoritarismo no Brasil: proposta metodológica e resultados em 2017. Opinião Pública, 26(1), 34-65. Epub May 18, 2020. https://doi.org/10.1590/1807-0191202026134
Marcuse, H. (1981) Eros e civilização. Rio de Janeiro: Zahar.(Original publicado em 1956)
Ribeiro, Ednaldo Aparecido, & Borba, Julian. (2016). Personalidade e protesto político na América Latina: bases psicossociais da contestação. Sociedade e Estado, 31(2), 373- 402. https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000200005
Rosa, C.M.T.(2018) Breve reflexão: educação, autoritarismo e violência sob a análise da teoria crítica frankfurtiana Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 515-528, maio/ago. https://dx.doi.org/10.5216/ia.v43252493
Silva, A.T.T. da, Bittencourt, C.A.C. (2019) Os traços fascistas por trás do preconceito, violência e bullying na escola. Dossiê Temático: Teoria Crítica e Contemporaneidade 3(1) https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.122
Tombolato, M. A., Maia, A.C., Uziel, A. P., & Santos, M.A. dos. (2018). Prejudice and discrimination in the everyday life of same-sex couples raising children. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(1), 111-122. https://dx.doi.org/10.1590/1982- 02752018000100011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.