Perspectivas de Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo com supervisores de call center

Autores

  • Gabriela Fernandes de Paula Cunha Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Débora Andrade Caetano Andrade Caetano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cláudia Helena Cerqueira Mármora Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO03

Palavras-chave:

qualidade de vida no trabalho, call center, supervisores

Resumo

A centralidade do trabalho na vida das pessoas tornou necessária a reflexão sobre a complexa relação estabelecida entre a sociedade e o trabalho. Desta forma, surge o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e estabelece de forma genérica, mesmo diante de diferentes definições, a preocupação com o bem-estar geral e a saúde de trabalhadores. O objetivo deste artigo é identificar a perspectiva de supervisores de call center sobre a QVT, a partir de um estudo descritivo, transversal e qualitativo. Fizeram parte deste estudo 30 supervisores de duas organizações privadas do setor de call center, sendo eles os gestores diretos das equipes de atendimento. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada e os dados foram analisados através de análise de conteúdo temática na perspectiva de Bardin. Os resultados apontam para a necessidade latente de ações e práticas organizacionais efetivas voltadas à QVT por parte das empresas do segmento de call center.

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Biografia do Autor

Gabriela Fernandes de Paula Cunha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Psicologia com foco em Processos Psicossociais em Saúde– Bolsista Demanda Social CAPES Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Débora Andrade Caetano Andrade Caetano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Psicologia com foco em Processos Psicossociais em Saúde – Bolsista Demanda Social CAPES Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Especialista em Atenção Hospitalar pela Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cláudia Helena Cerqueira Mármora, Universidade Federal de Juiz de Fora

Chefe do Departamento de Fisioterapia do Adulto do Idoso e Materno-Infantil – IAM.

Professora da Faculdade de Fisioterapia.

Coordenadora do Grupo de Estudos em Neurociências (GEPEN).

Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Cunha, G. F. de P., Caetano, D. A. C. A., & Mármora, C. H. C. (2021). Perspectivas de Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo com supervisores de call center. Psicologia Argumento, 39(107), 1043–1076. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO03

Edição

Seção

Artigos