Papel social da dança entre universitários e a seleção de parceiros amorosos

Autores

  • Nilza Coqueiro Pires de Sousa Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista/RR, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4403-2584
  • Sandro Caramaschi Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru/SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5001-0256

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO04

Palavras-chave:

Dança, seleção de parceiros, relacionamento amoroso, comunicação não verbal, Psicologia Evolucionista.

Resumo

A dança é um comportamento importante da corte em diversas culturas, mas poucas pesquisas investigaram empiricamente o seu papel de indicador no contexto da seleção sexual. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de socialização e escolha de parceiros por meio da dança, numa perspectiva evolucionista, realizando comparações entre os gêneros. Participaram duzentos universitários de vários cursos de uma universidade pública. Para coletar as informações utilizou-se um questionário. Constatou-se que os homens ao escolher uma parceira para dançar observam principalmente sua aparência física, relatam ainda que a dança favorece apenas o “ficar” e consideram a sensualidade feminina importante enquanto dançam, atribuindo maior importância ao contato corporal e à sedução. As mulheres levam em consideração o aspecto emocional, envolvendo a intimidade, a sociabilidade e a assertividade dos homens ao escolher parceiras para dançar. As mulheres consideram mais importante ao dançar com alguém o respeito, a sintonia com o outro, boa habilidade motora e que transmitam segurança ao dançar. Mencionaram ainda que as pessoas que dançam geralmente são mais sensíveis. Evidenciou-se que homens e mulheres possuem percepções diferentes no que se refere à seleção de parceiros. Os homens se importam mais com a beleza e sedução para iniciar um relacionamento casual, enquanto as mulheres são influenciadas pelas dimensões afetivas, comportamentais e habilidades sociais masculinas envolvidas na interação interpessoal relacionada com a dança. Os resultados corroboram com a hipótese inicial acerca do papel da dança na seleção de parceiros amorosos.

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Biografia do Autor

Nilza Coqueiro Pires de Sousa, Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista/RR, Brasil

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima. Pós-doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP - Campus de Bauru, pesquisa financiada pelo CNPq, na modalidade Pós-Doutorado Júnior (PDJ). Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP; área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana - campus de Rio Claro, pesquisa financiada pela FAPESP. Realizou estágio de pesquisa do doutorado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal (2015). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Campus de Bauru (2011), pesquisa financiada pela Bolsa Mestrado da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado de São Paulo. Especialista em Pedagogia do Teatro pela Universidade do Sagrado Coração USC - Bauru (2005). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - campus de Bauru (1996). Foi docente substituta do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Muzambinho (2018 a 2019. Foi professora substituta da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Bauru (2016 a 2017). Foi professora substituta (1995 a 2005) e efetiva de Educação Física da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2005 a 2019). Professora de Dança de Salão e Tango Argentino. Bailarina Profissional atuando especificamente com o Tango Cenário. Atua na área de Educação Física e Artes com ênfase em Dança, principalmente nos temas: dança educativa escolar; educação física escolar; formação continuada de professores; cultura corporal de movimento na educação infantil; dança de salão.

Sandro Caramaschi, Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru/SP, Brasil.

Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da Oecologia Brasiliensis e Membro de corpo editorial da Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental. Atuando principalmente nos seguintes temas:Expressões, Faciais, Comunicação, Não verbal, emoções.

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Sousa, N. C. P. de, & Caramaschi, S. (2020). Papel social da dança entre universitários e a seleção de parceiros amorosos. Psicologia Argumento, 38(100), 264–289. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO04

Edição

Seção

Artigos