Síndrome do Bebê Sacudido: conhecimento de profissionais de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO05

Resumo

No Brasil, há poucas pesquisas sobre a Síndrome do Bebê Sacudido, a qual se caracteriza como uma forma de abuso infantil. Tendo em vista o tempo que muitos bebês passam sob o cuidado de educadoras em instituições escolares, foi objetivo deste estudo avaliar o conhecimento de profissionais que atuam com bebês de 0 a 2 anos a respeito da Síndrome do Bebê Sacudido. Para isso, a partir de aplicação de questionários e de entrevistas investigou-se o conhecimento de 20 educadoras. As entrevistas foram analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo e o questionário foi avaliado a partir da estatística descritiva e inferencial. De modo geral, os resultados apontam para o desconhecimento das profissionais, dos fatores de risco e de proteção da síndrome, bem como das consequências de sacudir um bebê. Portanto, é necessário que ações de prevenção sejam formuladas para esse contexto, buscando diminuir a incidência desse tipo de violência e buscando um desenvolvimento mais saudável das crianças.

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Biografia do Autor

Vanessa Thomazini Cardoso, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Acadêmica de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Caroline Guisantes de Salvo Toni, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Psicologia Clínica- USP Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-oeste, Campus Irati, PR

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

Thomazini Cardoso, V., & Guisantes de Salvo Toni, C. (2020). Síndrome do Bebê Sacudido: conhecimento de profissionais de educação infantil. Psicologia Argumento, 38(102), 691–716. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO05

Edição

Seção

Artigos