Bullying, preconceito e autoestima: discutindo as principais relações e distinções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO03

Palavras-chave:

escola, preconceito, bullying, autoestima, estudantes

Resumo

O preconceito e o bullying são duas formas de violência escolar que podem atingir diferentes grupos socioculturais. São entendidos, na literatura científica, como fenômenos que causam prejuízos emocionais, cognitivos e comportamentais nos alvos da agressão, afetando a avaliação, ou autoestima, fator importante para o desenvolvimento individual e as relações interpessoais. Neste estudo, foi realizada uma revisão narrativa não-sistemática que objetivou apresentar e discutir os principais conceitos, relações e distinções entre preconceito, bullying e autoestima. Foi realizado um levantamento no banco de dados da Scielo, Pepsic e periódicos CAPES, através da plataforma CAFe, de artigos científicos, dissertações, teses e livros, que promoviam o debate dos construtos apresentados, por meio dos descritores em português. Os resultados demonstraram que o preconceito e o bullying são fenômenos articulados que afetam, negativamente, a convivência, representando um perigo às escolas, devido as práticas agressivas serem percebidas como “brincadeiras”, ocasionando a naturalização entre os grupos. Além disso, notou-se que a autoestima é uma variável importante no enfrentamento dessas condutas, por ser um indicativo para a criação de habilidades sociais que favorecem a saúde mental dos envolvidos.

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Biografia do Autor

Vitor José Matos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe.

Pós-graduado em Psicologia do trânsito pela Faculdade Pio X.

Graduado em psicologia pela Universidade Tiradentes/SE.

Joilson Pereira Silva, Universidade Federal de Sergipe

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Doutorado em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, e pós-doutor em Psicologia pela Universidad Autônoma de Barcelona, Espanha.

Karine David Santos, Universidade Federal de Sergipe

Discente/doutoranda do Psicologia de Pós-graduação pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Valéria Maria Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

Discente/doutoranda do Psicologia de Pós-graduação pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

Matos, V. J., Silva, J. P., Santos, K. D., & Guimarães, V. M. (2020). Bullying, preconceito e autoestima: discutindo as principais relações e distinções. Psicologia Argumento, 38(102), 647–668. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO03

Edição

Seção

Artigos