Revisão de pesquisas brasileiras sobre estilos de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

estilos de aprendizagem, produção científica, educação

Resumo

Este estudo apresenta uma análise de pesquisas brasileiras sobre estilos de aprendizagem, divulgadas por meio de artigos, teses e dissertações. Para realização das buscas por artigos, foram utilizadas duas bases de dados: Biblioteca Científica Eletrônica Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC). No caso de teses e dissertações, foi utilizada a base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que houve um crescimento na produção tanto de artigos como de teses e dissertações relacionadas a estilos de aprendizagem, com predomínio de estudos voltados ao ensino superior e de estudantes universitários como participantes das pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alonso, C. M., Gallego, D. J., & Honey, P. (1997). Los estilos de aprendizaje: Procedimientos de diagnostico y mejora (7a. ed.). Bilbao: Ediciones Mensajero.

Barros, D. M. V. (2009). Estilos de uso do espaço virtual: Como se aprende e se ensina no virtual?. Revista Inter Ação, 34(1), 51-74.

Buckley, P., & Doyle, E. (2017). Individualising gamification: An investigation of the impact of learning styles and personality traits on the efficacy of gamification using a prediction market. Computers & Education, 106, 43-55.

Cerqueira, T. C. S. (2008). Estilos de aprendizagem de Kolb e sua importância na educação. Journal of Learning Styles, 1(1), 109-123.

Cheng, G., & Chau, J. (2016). Exploring the relationships between learning styles, online participation, learning achievement and course satisfaction: An empirical study of a blended learning course. British Journal of Educational Technology, 47(2), 257-278.

Cué, J. L. G., Rincón, J. A. S., & García, C. M. A. (2009). Instrumentos de medición de estilos de aprendizaje. Journal of Learning Styles, 2(4). 3-21.

Dascalu, M. I., Bodea, C. N., Moldoveanu, A., Mohora, A., Lytras, M., & de Pablos, P. O. (2015). A recommender agent based on learning styles for better virtual collaborative learning experiences. Computers in Human Behavior, 45, 243-253.

Dunn, R. S., & Dunn, K. J. (1978). Teaching students through their individual learning styles: A practical approach. Reston: Prentice Hall.

Dunn, R., DeBello, T., Brennan, P., Krimsky, J., & Murrain, P. (1981). Learning style researchers define differences differently. Educational Leadership, 38(5), 372-375.

Felder, R. M., & Silverman, L. K. (1988). Learning and teaching styles in engineering education. Engineering Education, 78(7), 674-681.

Gallego, D. J. (2013). Ya he diagnosticado el estilo de aprendizaje de mis alumnos y ahora ¿qué hago?. Journal of Learning Styles, 12(12), 1-15.

Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall.

Li, Y., Medwell, J., Wray, L., & Liu, X. (2016). Learning styles: A review of validity and usefulness. Journal of Education and Training Studies, 4(10), 90-94.

Mendes, A. G. L. M., & Bottentuit Junior, J. B. (2015). Revisão Sistemática da Literatura (RSL) das Teses e Dissertações Produzidas Acerca dos Estilos de Aprendizagem. Revista EducaOnline, 9(2), 1-30.

Mumford, A., & Honey, P. (1992). Questions and answers on learning styles questionnaire. Industrial and Commercial Training, 24(7). 10-13.

Oliveira, K. L., Santos, A. A. A., & Scacchetti, F. A. P. (2016). Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 20(1), 127-136.

Roza, R. H. (2017). Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Roza, R. H., & Wechsler, S. M. (2017). Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia. 11(37).

Silva, G. D. O. L., & Wechsler, S. M. (2010). Estilos de aprendizagem: Análise de produção científica brasileira. Journal of Learning Styles, 3(5), 146-159.

Sternberg, R. J., & Grigorenko, E. L. (1997). Are cognitive styles still in style?. American psychologist, 52(7), 700-712.

Downloads

Publicado

2020-02-21

Como Citar

Roza, R. H. (2020). Revisão de pesquisas brasileiras sobre estilos de aprendizagem. Psicologia Argumento, 37(98), 513–526. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/26325

Edição

Seção

Artigos