Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes universitários cotistas e não cotistas
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO03Palavras-chave:
leitura, compreensão de leitura, desempenho acadêmicoResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de compreensão de texto em estudantes universitários e sua relação com o desempenho acadêmico. Participaram da pesquisa 161 estudantes universitários dos cursos de Pedagogia e Serviço Social de uma Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio Demográfico e Histórico Escolar (CR), Teste Cloze de Compreensão de Leitura e Matrizes Progressivas do Raven Geral – MPR. Os resultados evidenciaram que há correlação estatisticamente significativa entre compreensão de texto e desempenho acadêmico de estudantes universitários, mostraram também para esta amostra que não há diferença no nível de compreensão de texto em comparações entre cotistas e não cotistas, ou seja, estudantes que ingressaram por sistemas de cotas em relação ao grupo que entrou pelo sistema regular. De um modo geral, esses resultados corroboram com os já encontrados na literatura e expandem esse conhecimento para uma amostra ainda não estudada nessas condições que é a de estudantes ingressantes pelo sistema de cotas.Downloads
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