Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes universitários cotistas e não cotistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO03

Palavras-chave:

leitura, compreensão de leitura, desempenho acadêmico

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de compreensão de texto em estudantes universitários e sua relação com o desempenho acadêmico. Participaram da pesquisa 161 estudantes universitários dos cursos de Pedagogia e Serviço Social de uma Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio Demográfico e Histórico Escolar (CR), Teste Cloze de Compreensão de Leitura e Matrizes Progressivas do Raven Geral – MPR. Os resultados evidenciaram que há correlação estatisticamente significativa entre compreensão de texto e desempenho acadêmico de estudantes universitários, mostraram também para esta amostra que não há diferença no nível de compreensão de texto em comparações entre cotistas e não cotistas, ou seja, estudantes que ingressaram por sistemas de cotas em relação ao grupo que entrou pelo sistema regular. De um modo geral, esses resultados corroboram com os já encontrados na literatura e expandem esse conhecimento para uma amostra ainda não estudada nessas condições que é a de estudantes ingressantes pelo sistema de cotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Antonia Brandão Pires, UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA (UNIVERSO)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite (1991). Atualmente é professor i - Colegio Estadual Aurelino Leal e TAE da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.Mestrado em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira, Brasil(2016)

Referências

Alcará, A. R., & Santos A. A. (2015). Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários. Estudos de Psicologia. Campinas, 32(1), 63-73. doi: 10.1590/0103-66X2015000100006

Bergey, B. W., Deacon, S. H., & Parilla, R. K. (2017). Metacognitive reading and study strategies and academic achievement of university students with and without a history of reading difficulties. Journal of Learning Disabilities, 50(1), 81-94. doi:10.1177/0022219415597020

Cunha, N. B., Lima, T. H., Mognon, J. F., & Santos, A. A. A. (2011). A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15 (2), 283-290. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n2/v15n2a10

Deacon, S. H., Tucker, R. Bergey, B. W., Laroche, A. & Parrila, R. (2017). Personalized Outreach to University Students with a History of Reading Difficulties: Early Screening and Outreach to Support Academically At-Risk Students. Journal of College Student Development, 58(3), 432-450. doi:10.1353/csd.2017.0032

INEP (2011). Resumo técnico do Censo de Educação Superior 2011. Disponível em http://censosuperior.inep.gov.br/resumos-tecnicos.

Kintsch, W., & Van Djik, T. A. (1978). Toward a Model of Text Compreension and Producion. Psychological Review, 85 (5), 363-94. doi:10.1037/0033-295X.85.5.363

MEC (2014). Leis de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12907.

MEC (2014). Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf.

Mota, M. M. P., Correa, J., & Spinillo, A. G. (2016). Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em Revista,38, 157-171. doi:10.1590/S0104-40602010000300011.

Mota, M. (2016). Compreensão de texto em estudantes universitários. In A. Soares, L. Mourão, & M. Mota (Eds.), O estudante universitário brasileiro (1ª ed., pp. 219–234). Curitiba: Appris.

Oliveira, K. (2011). Compreensão em Leitura no Ensino Superior. Psicologia: Ciência e Profissão, 3 (4), 690-701. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/pcp/v31n4/v31n4a03

Oliveira, K. L, & Santos, A. A. A. (2008). Estudo de Intervenção para a Compreensão em Leitura na Universidade. Interação em Psicologia, 12 (2), 169-177. doi:10.5380/psi.v12i2.9575

Oliveira, K. L, & Santos, A. A. A. (2005). Compreensão em Leitura e Avaliação da Aprendizagem em universitários. Psicologia: Reflexão e Critica, 18 (1), 118-124. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/188/18818116.pdf

Paiva, M. R. F., Parente, J. R. F., Brandão, I. R., & Queiroz, A. H. B. (2016). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 15(2).

Soares, A. B. & Emmerick, T. (2013). Compreensão de textos processos e modelos. In: org. Mota, M. E. & Spinillo, A. Compreensão de Texto (pp.13-40). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Soares, A., Mourão, L., & Mota, M. (2016) O estudante universitário brasileiro. Curitiba: Appris.

Veríssimo, L. F. (1995). Desentendimento. Revista de bordo da Varig, 12 (136), 11. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000126&pid=S0102-7972200500010001600031&lng=es

Downloads

Publicado

2020-08-04

Como Citar

Brandão Pires, M. A., & Mota, M. M. P. E. da. (2020). Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes universitários cotistas e não cotistas. Psicologia Argumento, 38(101), 450–464. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO03

Edição

Seção

Artigos