Esporte eletrônico: revisão sistemática da produção de conhecimento em psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.97.AO07

Palavras-chave:

esporte, eletrônica, psicologia, revisão sistemática

Resumo

A prática de jogos eletrônicos tem aumentado nos últimos anos, agregando importantes aspectos psicológicos que necessitam atenção no meio científico. Um dos principais interesses desta revisão sistemática foi identificar pesquisas sobre a temática no escopo da psicologia. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, PePSIC, Index Psi, PsycINFO e PubMed, utilizando os termos “esporte eletrônico”, “jogos online” ou “eSports”. As buscas resultaram em 252 artigos publicados e, após análise, restaram 65 artigos. Foram examinados aspectos como ano de publicação e temáticas das revistas. Ao final, identificou-se 65 estudos, a maioria empregando o termo “jogos online” (N = 58), publicados em 2018 (N = 12) e em revistas de Psicologia (N = 37). Conclui-se que é necessário delimitar a nomenclatura para especificar estudos acerca do esporte eletrônico sem os inserir em temáticas destoantes de sua definição. Ainda, considera-se que o estudo colaborou para divulgar o tema dentro da psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celina Ferreira Goedert, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Referências

Anderson, C.A., Ihori, N., Bushman, B.J., Rothstein, H.R., Shibuya, A., Swing, E.L., & Saleem, M. (2010). Violent video game effects on aggression, empathy, and prosocial behavior in eastern and western countries: A meta-analytic review. Psychological Bulletin, 136, 151–173. doi: 10.1037/a0018251

American Psychological Association. (2019). Retrieved from https://www.apa.org/ed/graduate/specialize/sports.

Choi, C., Hums, M., & Bum, C. (2018). Impact of the Family Environment on Juvenile Mental Health: eSports Online Game Addiction and Delinquency. International Journal Of Environmental Research And Public Health, 15(12), 2850. 10.3390/ijerph15122850

Fuster, H., Chamarro, A., Carbonell, X., & Vallerand, R. (2014). Relationship Between Passion and Motivation for Gaming in Players of Massively Multiplayer Online Role-Playing Games. Cyberpsychology, Behavior, And Social Networking, 17(5), 292-297. doi: 10.1089/cyber.2013.0349

Galatti, L., Reverdito, R., Scaglia, A., Paes, R., & Seoane, A. (2014). Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista Da Educação Física/UEM, 25(1), 153. doi: 10.4025/reveducfis.v25i1.21088

Gray, P., Vuong, J., Zava, D., & McHale, T. (2018). Testing men's hormone responses to playing League of Legends: No changes in testosterone, cortisol, DHEA or androstenedione but decreases in aldosterone. Computers In Human Behavior, 83, 230-234. doi: 10.1016/j.chb.2018.02.004

Hamari, J., & Sjöblom, M. (2017). What is eSports and why do people watch it?. Internet Research, 27(2), 211-232. 10.1108/intr-04-2016-0085

Kim, B. (2019). Korean Validation of the Internet Gaming Disorder-20 Test. Cyberpsychology, Behavior, And Social Networking, 22(4), 271-276. https://doi.org/ HYPERLINK "https://doi.org/10.1089/cyber.2018.0096"10.1089/cyber.2018.0096.

Limberger, L. S., & Silva, J. C. (2013). Os role playing games como uma ferramenta em psicoterapia: um estudo de caso. Boletim de Psicologia, 63(139), 193-200.

Lo, S., Wang, C., & Fang, W. (2005). Physical Interpersonal Relationships and Social Anxiety among Online Game Players. Cyberpsychology & Behavior, 8(1), 15-20. doi: 10.1089/cpb.2005.8.15

Markey, P.M., & Markey, C.N. (2010). Vulnerability to violent videogames: A review and integration of personality research. Review of General Psychology, 14, 82–91. doi: 10.1037/a0019000

Mora-Cantallops, M., & Sicilia, M. (2018). MOBA games: A literature review. Entertainment Computing, 26, 128-138.https://doi.org/10.1016/j.entcom.2018.02.005.

Obst, P., Zhao, X., White, K., O'Connor, E., & Longman, H. (2018). Game Identity-Based Motivations of Playing World of Warcraft and Their Psychological Outcomes. Cyberpsychology, Behavior, And Social Networking, 21(10), 655-660. doi: 10.1089/cyber.2018.0185

Pan, N., Yang, Y., Du, X., Qi, X., Du, G., & Zhang, Y. et al. (2018). Brain Structures Associated with Internet Addiction Tendency in Adolescent Online Game Players. Frontiers In Psychiatry, 9. doi: 10.3389/fpsyt.2018.00067

Park, J., Han, D., Kim, B., Cheong, J., & Lee, Y. (2016). Correlations among Social Anxiety, Self-Esteem, Impulsivity, and Game Genre in Patients with Problematic Online Game Playing. Psychiatry Investigation, 13(3), 297. doi: 10.4306/pi.2016.13.3.297

Pérez-Rubio, C & Gonzalez Hernandez, Juan & Garcés de los Fayos, E.J.. (2017). Personalidad y burnout en jugadores profesionales de e-sports. Cuadernos de Psicologia del Deporte. 17. 41-50.

Ratan, R. A., Taylor, N., Hogan, J., Kennedy, T. & Williams, D. (2015). Stand by Your Man Na Examination of Gender Disparity in League of Legends. Games and culture, 10, 438-462. doi: 10.1177/1555412014567228

Rau, P., Peng, S., & Yang, C. (2006). Time Distortion for Expert and Novice Online Game Players. Cyberpsychology & Behavior, 9(4), 396-403. doi: 10.1089/cpb.2006.9.396

Resolução Administrativa/Financeira 14 2000 do Conselho Federal de Psicologia BR. (2019). Retrieved from https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-administrativa-financeira-n-14-2000-institui-o-titulo-profissional-de-especialista-em-psicologia-e-dispoe-sobre-normas-e-procedimentos-para-seu-registro-2007-09-14-versao-consolidada?origin=instituicao.

Sugaya, N., Shirasaka, T., Takahashi, K., & Kanda, H. (2019). Bio-psychosocial factors of children and adolescents with internet gaming disorder: a systematic review. Biopsychosocial Medicine, 13(1). doi: 10.1186/s13030-019-0144-5

Wan, C., & Chiou, W. (2006). Why Are Adolescents Addicted to Online Gaming? An Interview Study in Taiwan. Cyberpsychology & Behavior, 9(6), 762-766. doi: 10.1089/cpb.2006.9.762

Wei, R. (2007). Effects of Playing Violent Videogames on Chinese Adolescents' Pro-Violence Attitudes, Attitudes Toward Others, and Aggressive Behavior. Cyberpsychology &Behavior, 10(3), 371-380.doi: 10.1089/cpb.2006.9942

Wei, H., Chen, M., Huang, P., & Bai, Y. (2012). The association between online gaming, social phobia, and depression: an internet survey. BMC Psychiatry, 12(1). doi: 10.1186/1471-244x-12-92

Weinberg, R., Gould, D., Monteiro, M., & De Rose Junior, D. (2017). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (6th ed.). Porto Alegre: Artmed.

Witkowski, E. (2009). Probing the sportiness of eSports. In Christophers, J., & Scholz, T. (Eds.), eSports yearbook 2009, 53-56. Norderstedt, Deutschland: Books on Demand GmbH.

Yu, S., Pesigan, I., Zhang, M., & Wu, A. (2019). Psychometric validation of the Internet Gaming Disorder-20 Test among Chinese middle school and university students. Journal Of Behavioral Addictions, 1-11. doi: 10.1556/2006.8.2019.18

Downloads

Publicado

2020-02-11

Como Citar

Goedert, M. C. F., & Soares, A. K. S. (2020). Esporte eletrônico: revisão sistemática da produção de conhecimento em psicologia. Psicologia Argumento, 37(97), 398–415. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.97.AO07

Edição

Seção

Artigos