Política de acesso e identidade: Rodas de Conversa produzindo sentido entre universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO02

Palavras-chave:

Universidade, Identidade, Subjetividade, Educação Superior Público, estudantes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos de sentido de uma política de ocupação de vagas remanescentes da UFPR intitulado PROVAR na produção da subjetividade de um grupo de estudantes, seus beneficiários. Utilizou-se da metodologia de Rodas de Conversas, proposta pelo Projeto PermaneSendo, do departamento de Psicologia da UFPR. As Rodas de Conversa possibilitaram espaços para a circulação da palavra entre os estudantes, promovendo a troca de experiências e o diálogo sobre as dificuldades encontradas ao longo da trajetória universitária. Promoveu-se a construção de estratégias de enfrentamento das contradições encontradas nas políticas institucionais de inclusão, em seus efeitos subjetivos, refletidos e vivenciados nas práticas acadêmicas cotidianas. Cinco estudantes do curso de psicologia, ingressantes à UFPR pelo PROVAR participaram dessa pesquisa. A entrada ao ensino superior público por meio do PROVAR mostrou-se ser uma experiência frustrante e solitária, com o sentimento de falta de mérito pela forma de ingresso, reafirmando sentimentos de exclusão na inclusão. Os encontros possibilitaram a construção de estratégias de enfrentamento das contradições encontradas nas políticas institucionais inclusivas fortalecendo um coletivo de apoio desse grupo, o que favoreceu a ressignificação dos sentidos da identidade do estudante PROVAR e seu pertencimento à instituição.

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Biografia do Autor

Miriam Aparecida Graciano Souza Pan, UFPR

Psicóloga, professora, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado em Psicologia da linha Educação, Trabalho e Produção de Subjetividade, da Universidade Federal do Paraná. E do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado em Psicologia da linha Educação, Trabalho e Produção de Subjetividade, da Universidade Federal do Paraná. E do Programa de Pós-ritiba, PR

Michelle Tomassini Jacques, UFPR

Professora, Mestre em Psicologia e Educaçao pela UFPR.

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Publicado

2019-12-03

Como Citar

Pan, M. A. G. S., & Jacques, M. T. (2019). Política de acesso e identidade: Rodas de Conversa produzindo sentido entre universitários. Psicologia Argumento, 36(94), 437–457. https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO02

Edição

Seção

Artigos