Síndrome de burnout e saúde ocupacional em educadores de uma unidade pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.98.AO03Palavras-chave:
Síndorme de burnout, educação Infantil, psicologia, saúde ocupacional.Resumo
A Síndrome de Burnout é uma doença que causa graves danos à saúde mental e física das pessoas atingindo a esfera social e profissional, deixando-as impossibilitadas de exercerem suas atividades profissionais. Existem diversos estudos sobre a Síndrome de Burnout em educadores, porém poucos estudos foram publicados a respeito deste tema em professores de educação infantil. Nossa pesquisa aplicou o Maslach Burnout Inventory para avaliar se existem indicadores da síndrome em uma escola de educação infantil no Vale do Itajaí. Os resultados mostram um alto nível de exaustão emocional e despersonalização, indicadores da Síndrome de Burnout. Em contrapartida existe um elevado nível de realização pessoal, o que pode indicar um grau de sofrimento psíquico alto, acompanhado de uma satisfação pelo seu trabalho.
Downloads
Referências
Almeida, Helena, Faísca, Luís, & Jesus, Saúl Neves de. (2009). Estrutura factorial da versão portuguesa do job diagnostic survey (jds): um estudo confirmatório de validação da escala de características do trabalho. Psicologia, 23(1), 79-102.
Disponível:http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 20/11/2019.
Brand, R. M. W. (2013). Do mal-estar à readaptação: o que causa o adoecimento e o afastamento da função docente. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
Carlotto, M. S. (2010). Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino. Psico. 41(4), 495-502. 2010. Disponível: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4881/5958. Acesso: 20/11/2019.
Carlotto, M. S. Mara, S. G. (2008). Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. Psico. 39(2), 152-158. Disponível: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1461/3035. Acesso: 20/11/2019.
Fonte, C. M. S. (2011). Adaptação e validação para português do questionário de copenhagen burnout inventory. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Gasparini S.M. Barreto S.M, Assunção, A. A. (2005). O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, 31 (2). Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a03v31n2.pdf. Acesso: 20/11/2019.
Mota, G. S. Alencar, C. M. S. Tapety, F. I. (2016). Síndrome de Burnout em profissionais de saúde: uma revisão bibliográfica da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 5, 237-241.
Pereira E.F. Teixeira C.S. Santos A. Lopes A.S. Merino, E.A.D. (2009). Qualidade de vida e saúde dos professores de educação básica: discussão do tema e revisão de investigações. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. 17 (2), 100-107. Disponível: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1035/1744. Acesso: 20/11/2019.
Pereira, A. (2003). Burnout: Quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. Casa do Psicólogo: São Paulo.
Rodrigues, C. D. Chaves, L. B. Carlotto, M. S. (2010). Síndrome de Burnout em Professores de Educação Pré-Escolar. Interação em Psicologia, 14 (2), 197-204. Disponível: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/10009. Acesso: 20/11/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.