Resiliência e a promoção do desenvolvimento saudável na infância, adolescência e adultez: novas discussões dos conceitos psicológicos
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.92.AO02Palavras-chave:
Resiliência Psicológica, Adaptação Psicológica, Desenvolvimento HumanoResumo
A resiliência é um dos construtos que tem chamado a atenção de pesquisadores em Psicologia pela sua associação com consequências positivas para o desenvolvimento. Esse trabalho apresenta uma revisão crítica do conceito de resiliência na área da Psicologia e suas implicações para o Desenvolvimento Humano. A definição atual de resiliência aponta para uma adaptação do indivíduo para situações aversivas, estressantes ou negativas. Essa adaptação pode ser promovida através de características individuais, apoio emocional e apoio social. Novas variáveis, como esperança e otimismo, merecem destaque pelos seus impactos na promoção da resiliência. Fatores de risco e proteção para o desenvolvimento da resiliência são cada vez mais abordados e utilizados como possíveis promotores de um desenvolvimento sadio. A resiliência e seus comportamentos associados devem receber atenção dos profissionais de saúde, em especial pela possibilidade de que venham a compor a rede de proteção de crianças, adolescentes e adultos.
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