Avaliação de interesses profissionais e gênero em adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO03

Palavras-chave:

interesses profissionais, interesses vocacionais, AIP, gênero, ensino médio

Resumo

 

Este estudo verificou diferenças de gênero nos interesses profissionais de adolescentes do ensino médio brasileiro, por meio do instrumento Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). Participaram 241 adolescentes entre 16 e 20 anos, do terceiro ano de escolas públicas, sendo 145 do ensino médio regular e 96 do ensino médio técnico. A comparação entre os sexos por meio do teste t de Student relevou que os interesses femininos se concentram nos campos de atividades: Manual/Artístico, Comportamental/Educacional e Biológico/Saúde, enquanto os masculinos se concentram no Físico/Matemático, Cálculos/Finanças, Organizacional/Administrativo e Simbólico/Linguístico. Os resultados corroboram a literatura, discute-se a importância do gênero nas questões de carreira.

 

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Biografia do Autor

Mara de Souza Leal, Universidade de São Paulo

Psicóloga, membro do Laboratório de estudos e intervenções em desenvolvimento socioemocional e de carreira do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Leal, M. de S., & Melo-Silva, L. L. (2020). Avaliação de interesses profissionais e gênero em adolescentes. Psicologia Argumento, 38(100), 247–263. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO03

Edição

Seção

Artigos