Avaliação de interesses profissionais e gênero em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO03Palavras-chave:
interesses profissionais, interesses vocacionais, AIP, gênero, ensino médioResumo
Este estudo verificou diferenças de gênero nos interesses profissionais de adolescentes do ensino médio brasileiro, por meio do instrumento Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). Participaram 241 adolescentes entre 16 e 20 anos, do terceiro ano de escolas públicas, sendo 145 do ensino médio regular e 96 do ensino médio técnico. A comparação entre os sexos por meio do teste t de Student relevou que os interesses femininos se concentram nos campos de atividades: Manual/Artístico, Comportamental/Educacional e Biológico/Saúde, enquanto os masculinos se concentram no Físico/Matemático, Cálculos/Finanças, Organizacional/Administrativo e Simbólico/Linguístico. Os resultados corroboram a literatura, discute-se a importância do gênero nas questões de carreira.
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