Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica: obras utilizadas na bibliografia da disciplina, no início do século XXI

Autores

  • Pura Lúcia Oliver Martins PUCPR
  • Sandra Mara de Lara PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.90.AO04

Palavras-chave:

Bibliografia de Didática, Formação de Professores, Interlocução Universidade, Educação Básica.

Resumo

Este estudo se desenvolve no campo da formação inicial do docente e toma como objeto de estudo as obras mais utilizadas na bibliografia da disciplina Didática nos cursos de formação inicial de professores, período 2000 a 2013. Vincula-se ao projeto: Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica, aprovado e financiado pelo CNPq. Tem por objetivo mapear a bibliografia utilizada na disciplina didática na primeira década do século XXI, nos cursos de licenciaturas tendo em vista levantar possíveis interlocuções da formação inicial com a educação básica. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, modalidade análise documental, tendo como fonte de dados as ementas e bibliografias da disciplina de Didática. Foram investigados os cursos de licenciatura de três universidades de grande porte do Paraná e trinta e seis universidades de outros estados do país. O levantamento do material foi de forma presencial nas universidades do Paraná e via internet nas demais instituições do país. O estudo revela que a bibliografia da disciplina Didática apresenta uma unidade quanto à abordagem teórico-metodológica na perspectiva progressista de educação. Das oito obras mais indicadas na disciplina de didática dos cursos de formação inicial das universidades Brasileiras, cinco delas sugerem essa interlocução, sem, contudo, deixar de lado as obras com caráter de manual orientador da prática. Outro ponto importante é a presença de eixos epistemológicos distintos na base das proposições de seus autores, predominando, ainda a concepção da teoria como guia da ação prática que significa a aplicação da teoria na prática e decorrente dicotomia entre esses dois polos do conhecimento, quais sejam, o ensino centrado no eixo da transmissão-assimilação e o ensino voltado para a sistematização coletiva do conhecimento. Nesse início de século, a disciplina de Didática se faz na perspectiva crítica de educação e ensino e orienta a interação professor, aluno e conhecimento, mais articulada com a realidade na qual o professor em formação irá atuar.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Martins, P. L. O., & Lara, S. M. de. (2019). Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica: obras utilizadas na bibliografia da disciplina, no início do século XXI. Psicologia Argumento, 35(90). https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.90.AO04

Edição

Seção

Artigos