A escolha das(os) acadêmicas(os) de pedagogia a constituição de uma identidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO04

Palavras-chave:

escolha profissional, pedagogia, expectativa

Resumo

Esta pesquisa volta-se para a escolha profissional dos acadêmicos de Pedagogia com o objetivo de conhecer como se dá essa escolha e quais as expectativas desses estudantes quanto à inserção no mercado. Pretende-se problematizar sobre a constituição de uma identidade profissional comprometida com as ações pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cujos dados foram coletados por meio de quinze entrevistas semiestruturadas com voluntários do primeiro período do curso de Pedagogia. A análise do conteúdo indica que a escolha profissional do Pedagogo é influenciada por uma visão ingênua e fatalista sobre a sua condição no mundo, revelando uma visão de intervenção pautada nos cuidados maternos. Identificamos que os pedagogos entrevistados são pessoas que buscam ideais enraizados em práticas, sentimentos, valores e princípios familiares trazidos pela Igreja Católica desde os primórdios da história, em busca de uma ocupação profissional que os permitam alcançar a estabilidade financeira por meio de concurso público.

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Biografia do Autor

Carolina Zanella de Queiroz, Clínica particular de Psicopedagogia

Ex-professora nas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba e Faculdades Bagozzi, atuando na área de Educação. Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Especialista em Disfunções Neuro-psico-sociais e Processo de Ensino-Aprendizagem (1983), Currículo e Prática Educativa (1998) e Psicopedagogia (1997). Ocupou os cargos de professora da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental, Orientação Educacional das 5ª/6ª séries do Ensino Fundamental 1 e do 1º ano do Ensino Médio, assim como o cargo de Coordenadora no Colégio N. S. Medianeira, durante 29 anos. Ocupou o cargo de Assessora Pedagógica dos livros didáticos da Editora Saraiva durante 3 anos. Participou de vários seminários e congressos da área de Educação e Saúde, assim como ministra palestras à várias instituições públicas e particulares, para pais e profissionais da Educação. Ministra aulas no curso de Psicopedagogia a nível de pós-graduação.

Denise de Camargo, Universidade Federal do Paraná Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Professora Sênior da Universidade Federal do Paraná e professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Educação e Práticas Sociais Comunitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: emoção, subjetividade, prática educacional, psicologia escolar no ensino superior, diversidade e inclusão na perspectiva da Psicologia Social Comunitária e Psicologia Histórico-cultural.

Maria Sara de Lima Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Autónoma de Barcelona, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente trabalha com projetos de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira, e no Diagnóstico e implantação de Redes Sociais. Trabalha principalmente nos seguintes temas: projeto de vida, planejamento de carreira, psicologia social e comunitária , psicologia organizacional e do trabalho, psicologia da educação e saúde. Colabora com o Programa de Pós -Graduação do Mestrado em Psiologia Social Comunitária na UTP, atua na Universidade Tecnologica Federal do Parana, como professora do Departamento de Estudos Sociais.(DAESO) Autora dos livros: Projeto de vida sentidos do trabalho futuro, Planejamento de Carreira uma orientação para estudantes universitários, Dinamica de Grupos Aspectos teóricos e práticos, Praticas do Psicólogo nas Políticas Publicas.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Queiroz, C. Z. de, de Camargo, D., & Dias, M. S. de L. (2019). A escolha das(os) acadêmicas(os) de pedagogia a constituição de uma identidade profissional. Psicologia Argumento, 37(96), 207–229. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO04

Edição

Seção

Artigos