A escolha das(os) acadêmicas(os) de pedagogia a constituição de uma identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO04Palavras-chave:
escolha profissional, pedagogia, expectativaResumo
Esta pesquisa volta-se para a escolha profissional dos acadêmicos de Pedagogia com o objetivo de conhecer como se dá essa escolha e quais as expectativas desses estudantes quanto à inserção no mercado. Pretende-se problematizar sobre a constituição de uma identidade profissional comprometida com as ações pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cujos dados foram coletados por meio de quinze entrevistas semiestruturadas com voluntários do primeiro período do curso de Pedagogia. A análise do conteúdo indica que a escolha profissional do Pedagogo é influenciada por uma visão ingênua e fatalista sobre a sua condição no mundo, revelando uma visão de intervenção pautada nos cuidados maternos. Identificamos que os pedagogos entrevistados são pessoas que buscam ideais enraizados em práticas, sentimentos, valores e princípios familiares trazidos pela Igreja Católica desde os primórdios da história, em busca de uma ocupação profissional que os permitam alcançar a estabilidade financeira por meio de concurso público.
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