Teste empírico de um modelo teórico sobre o estilo da orientação cultural e condutas desviantes em jovens de diferentes contextos socioescolares

Autores

  • Nilton Soares Formiga

Palavras-chave:

Jovens, Contexto escolar, Orientação cultural, Condutas desviantes, Modelo causal

Resumo


Estudos já realizados defenderam que a orientação cultural social se relaciona positivamente com a conduta desviante. Por outro lado, a orientação individual tem relação positiva com tais condutas. Neste estudo, pretende-se testar um modelo teórico entre estilo de orientação cultural e conduta desviante de jovens em diferentes contextos socioescolares, proposta sugerida,mas ainda não efetivada. Duas amostras de jovens entre 14 a 21 anos, do sexo masculino e do sexo feminino, responderam as escalas dos atributos de individualismo e coletivismo e das condutas desviantes. No programa AMOS GRAFICS 18.0, comprovou-se que, independente do contexto sócio-escolar, as orientações individualistas explicaram, positivamente, as condutas desviantes; e as orientações coletivistas explicaram negativamente tais condutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Formiga, N. S. (2017). Teste empírico de um modelo teórico sobre o estilo da orientação cultural e condutas desviantes em jovens de diferentes contextos socioescolares. Psicologia Argumento, 30(69). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/23292

Edição

Seção

Artigos