Percepção de alunos de curso técnico de contabilidade sobre a escolha profissional
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO18Palavras-chave:
Escolha profissional. Valores sociais. Estudante.Resumo
A escolha profissional é um processo contínuo, composto de decisões complexas tomadas ao longo da vida. Este estudo avaliou a percepção de estudantes sobre escolha profissional. Participaram 17 alunos do curso técnico de Contabilidade, do período noturno, em Campinas, SP, a maioria mulheres (70,6%), com idade entre 17 e 35 anos (M = 23,2), que responderam um questionário com quatro questões (três abertas). A análise de conteúdo das respostas classificou-as em três categorias e nove subcategorias: I – Motivos da escolha profissional: a) afinidade pela profissão aliada ao surgimento de oportunidades na área; b) influência do grupo social de referência; II – Estabilidade financeira e reconhecimento social: a) estabilidade financeira; b) reconhecimento social; III – Características pessoais desejáveis na profissão: a) competências/atitude/comportamento; b) habilidades sociais e cognitivas; IV – Dificuldades na escolha profissional: a) incerteza na escolha profissional; b) dificuldades acadêmicas do curso/profissão; c) afinidade pela área versus comprometimento profissional. Estavam inseridos no mercado de trabalho, na área escolhida, 41% da amostra; e 33% estavam indecisos quanto à escolha profissional. O curso foi escolhido pela afinidade com a profissão, aliado às oportunidades nessa área de trabalho (82,35%). O grupo social de referência influenciou a escolha de 17,64% dos estudantes, que valorizam o reconhecimento social da profissão. Ela exige um perfil caracterizado por habilidades de autorregulação comportamental e emocional, além de habilidades cognitivas. Analisar esses fatores permite ter uma visão mais abrangente sobre a maturidade na escolha profissional, de forma que ela seja bem constituída e congruente.Downloads
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Publicado
2017-11-24
Como Citar
Vieira Gonzaga, L. R., & Fiorim Enumo, S. R. (2017). Percepção de alunos de curso técnico de contabilidade sobre a escolha profissional. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO18
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