MAPEAMENTO DE PRÁTICAS VIOLENTAS COMO DISPOSITIVO DE INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6139Palavras-chave:
Violência. Escola. Psicologia. Psicologia e educação. Psicologia escolar.Resumo
Este artigo discute o tema violências e escola, com base em pesquisa de levantamento realizada em 13 escolas públicas estaduais de Chapecó (SC), por meio da aplicação de questionário a 693 estudantes do ensino fundamental e médio, 147 professores e 123 famílias. São apresentadas as percepções dos participantes quanto à existência de agressões verbais, ameaças, agressões físicas, assédio sexual, danificação do patrimônio escolar, uso e tráfico de drogas,furtos e presença de aluno armado. A presença das práticas violentas no espaço escolar foi investigada nas relações entre alunos, alunos e professores, alunos e funcionários e professores/funcionários e familiares. Os dados analisados destacam a presença significativa de agressão verbal, ameaças, agressões físicas leves e furtos, entre alunos; danificação e furto de materiais e equipamentos da escola e apontam a existência menos frequente de agressões verbais e ameaças entre alunos e professores. Os resultados da pesquisa possibilitam identificar a necessidade de realização de pesquisas complementares para investigar singularidades presentes em cada escola, no que diz respeito às violências mapeadas. Podem ser utilizados, ainda,como dispositivos de intervenção do psicólogo na escola, para mobilizar os diferentes atores e contribuir para a reflexão de questões que atravessam a comunidade escolar, como o desafio de construir relações de respeito e cooperação entre os seus membros e de criar dispositivos de socialização e educação que contemplem outros modos de lidar com o conflito.Downloads
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Publicado
2017-11-24
Como Citar
Bonamigo, I. S., Tondin, C. F., Bortolossi, F., Seraglio, K. P., Schott, D. F., & Martinelli, M. (2017). MAPEAMENTO DE PRÁTICAS VIOLENTAS COMO DISPOSITIVO DE INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NA ESCOLA. Psicologia Argumento, 30(70). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6139
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