Escola especial: Uma realidade a ser desvendada

Autores

  • Elizabeth Carvalho da Veiga
  • Andréa Cristina Senger Netto
  • Adriana Olenik da Cruz
  • Roseli Koehler
  • Waleria Schwartzbach

Palavras-chave:

Educação especial. Aprendizagem. Inclusão. Inteligências.

Resumo

Partindo dos estudos de Sternberg, com a Teoria Triárquica, e de Gardner, das Inteligências Múltiplas, que integram muito bem os dados disponíveis no campo da inteligência, desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de identificar, na educação especial, o uso das habilidades cognitivas que envolvem a inteligência analítica. A necessidade da implantação deste projeto de pesquisa surgiu após a aplicação de um projeto piloto que visou a implementar o uso das oito inteligências na aprendizagem acadêmica, envolvendo a inteligência prática. Esta pesquisa ocorreu em uma escola especial (Escola de Educação EspecialProfessora Roza Bini de Oliveira) em Almirante Tamandaré, PR, cujo público-alvo foi composto de 16 alunos que apresentaram por escrito uma indicação de necessidades especiais, por parte de um especialista em educação especial ou outro profissional apto a realizar essa indicação. São alunos com necessidades especiais moderadas, do sexo masculino e feminino, de qualquer cor e com nível socioeconômico baixo. Esta atividade consistiu em aplicar individualmente várias questões que contemplavam as diversas habilidades do processo de metacomponentes de planejamento da inteligência analítica relacionando-os comos oito sistemas inteligentes. A experiência mostrou que esses alunos aprendem por condicionamento e que essas aprendizagens estão ligadas a situações e vivências de atividades de rotina. Percebe-se que a capacidade de analisar e solucionar, por condicionamento, questões que se encontram fora das aprendizagens anteriormente adquiridas não foi possível, mostrando que os alunos não conseguiram integrar as capacidades práticas com as capacidades analíticas, pois o condicionamento mostrou ser pontual, nãopropiciando a generalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Carvalho da Veiga, E., Senger Netto, A. C., Olenik da Cruz, A., Koehler, R., & Schwartzbach, W. (2017). Escola especial: Uma realidade a ser desvendada. Psicologia Argumento, 29(65). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20221

Edição

Seção

Artigos