FORMAÇÃO EM SAÚDE E OS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

  • Cássia Beatriz Batista Universidade Federal de São João Del Rei - MG
  • Daniele Souza Carmona Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG
  • Sara Lopes Fonseca Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS02

Palavras-chave:

Educação Superior. Saúde Pública. Currículo. Atuação (Psicologia).

Resumo

Esta pesquisa se insere no contexto da formação de recursos humanos para a saúde que, na busca de melhor preparação dos profissionais para atuar no modelo do Sistema Único de Saúde, incentiva mudanças nos cursos de graduação de saúde das universidades brasileiras. Visando caracterizar a formação em saúde da PUC Minas, unidade São Gabriel, a luz das diretrizes curriculares e a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, mapeamos os cenários de aprendizagem em saúde existentes entre os anos de 2006 e 2008, período anterior a entrada do curso para o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional da Saúde (Pró-Saúde). Para tal mapeamento, utilizou-se a análise documental do projeto político-pedagógico do curso, relatórios e outros documentos sobre estágios supervisionados, pesquisa, extensão e monografia, além da produção dos docentes. Os campos da saúde e da saúde pública, bem como a abordagem interdisciplinar estão presentes na proposta do curso. Observa-se no período estudado a presença diversificada de cenários de aprendizagem e de temáticas em saúde, mesmo que alguns desses estejam pouco integrados ou ainda dispersos na formação e na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A configuração dos cenários de aprendizagem reafirma a proposta de reorientar a formação em saúde defendida pelo programa, principalmente na atuação multiprofissional e na abordagem interdisciplinar, ainda pouco presentes nos cenários de aprendizagem analisados. Explorando fontes documentais, compreendemos uma dada realidade de formação em saúde que ultrapassa as prescrições curriculares, e apresenta o currículo como possibilidade de construção de sujeitos.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Batista, C. B., Carmona, D. S., & Fonseca, S. L. (2017). FORMAÇÃO EM SAÚDE E OS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PSICOLOGIA. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS02

Edição

Seção

Dossiê