Religiosidade/espiritualidade na educação e na saúde: ensino e extensão
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.001.DS09Resumo
Como professora e pesquisadora tenho investigado o tema da Religiosidade/ Espiritualidade (R/E) desde 1992, quando iniciei meu mestrado sobre Práticas Alternativas em Psicologia. De lá para cá houve um incremento substancial na produção acadêmica e já há um vasto campo de estudos na Psicologia e em outras disciplinas afins. Embora as várias áreas de atuação possam incorporar intervenções na dimensão religiosa/espiritual, parece que é na Psicologia que esse tema pode melhor ser aprofundado, conhecendo as percepções, relatos, sentidos e significados atribuídos pelas pessoas e a influência disso no comportamento. Este trabalho apresenta atividades de pesquisa, ensino e extensão que pretendem oferecer, aos campos da saúde e da educação, as contribuições da Psicologia da Religião e da Espiritualidade, informando sobre conceitos e teorias, apresentando metodologias de intervenção e sensibilizando estudantes e profissionais para a própria R/E, seja como forma de autocuidado, seja como desenvolvimento do Ser e autoconhecimento.
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