O Anel de Tucum: Religião Popular, catolicismo e juventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.AO05

Resumo

O texto trata do contexto sociorreligioso do anel de tucum, um símbolo de mística e compromisso com as causas sociais presente no catolicismo e na Religião Popular. Analisamos o seu uso no meio da juventude, entendida como agente de transformação social. Por ser uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, sistematizamos as produções que permeiam a misticidade simbolizada pelo anel. O anel de tucum vem do Tucumã, o fruto de uma planta considerada sagrada para os povos indígenas da região Amazônica. Ele é entendido como um símbolo de sua cultura, ancestralidade e espiritualidade. A Religião Popular e o catolicismo, vinculado à Teologia da Libertação, apropriam-se deste objeto e o utilizam como um símbolo de fé, resistência e compromisso com as lutas populares. Entretanto, o anel é usado por outras religiões, como as espíritas e umbandistas. Além disso, a juventude tem um papel fundamental, por ser responsável por manter vivas as tradições religiosas, com participação ativa na vida das comunidades religiosas. Elas também representam a diversidade e a resistência da Religião Popular brasileira, sendo o segmento social que transmite o uso do anel de tucum para as novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Munhoz Sofiati, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Sociologia pela USP. Professor associado da Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil; Coordenador do Núcleo de Estudos de Religião “Carlos Rodrigues Brandão” (NER), UFG; Membro do Observatório Juventudes na Contemporaneidade, UFG; Bolsista Produtividade do CNPq, Brasil.

Ronaldo Guimarães Santos, PUC Goiás

Graduado em Administração. Especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo. Especialista em Gestão de Pessoas. Mestrando em Ciências da Religião na PUC – Goiás.

Alberto da Silva Moreira, PUC Goiás

Graduado em Filosofia e Teologia. Doutorado em Teologia Fundamental. Pós-doutorado em Ciências da Religião (Mídia e Religião). Docente da PUC Goiás, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Bolsista produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Munhoz Sofiati, F., Guimarães Santos, R., & da Silva Moreira, A. (2024). O Anel de Tucum: Religião Popular, catolicismo e juventude. Revista Pistis & Praxis, 16(2), 356–371. https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.AO05