Jezabel: do culto à Baal à carne sacrificada aos ídolos
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.003.DS03Resumo
A figura de Jezabel surge no primeiro e segundo livro dos Reis como uma rainha da fenícia e promotora do culto ao deus Baal. A aliança entre as duas casas reais por meio do casamento de Jezabel com Acab, rei de Israel, a coloca em cena com a prerrogativa de rainha consorte. Contudo, Jezabel usará das prerrogativas reais para legitimar fortalecer o trono real e promover o culto ao deus Baal. Tal incursão provocará direta reação do Profeta Elias, estabelecendo um confronto direto e violento entre a rainha e o profeta. Em jogo está a hegemonia de Yhwh e Baal. Quem será o deus vencedor neste combate é uma das questões que os livros de Reis apresentam. Por outro lado, no Apocalipse de João, o Ressuscitado condena, por meio de João, a ação de certa profetisa Jezabel de Tiatira, que está induzindo a comunidade local para um processo de sincretismo religioso e paganização dos princípios cristãos. Em sentido oposto à rainha Jezabel e à profetisa Jezabel aparecem as figuras da Viúva de Sarepta (1Reis) e Lídia (Atos dos Apóstolos) como modelos de fidelidades. Aqui, se deseja evidenciar a rainha Jezabel em confronto com Yhwh, no Antigo Testamento, e a profetiza Jezabel e o seu confronto com Jesus Cristo no Novo Testamento e o paralelismo antagônico de outras duas mulheres, ou seja, a Viúva de Sarepta e Lídia.
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