Como seguir a Jesus: análise exegética de Marcos 8,34 – 9,1

Como seguir a Jesus: análise exegética de Marcos 8,34 – 9,1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.003.AO07

Resumo

O convite ao discipulado é um elemento fundamental na caminhada cristã. A perícope analisada se dá no contexto do caminho de Jerusalém; já a caminho da cruz. Trata-se de um relato de vocação, que se constituem por narrativas breves, com uma finalidade paradigmática, neste caso, apresentar o modelo de comportamento a ser seguido. O texto quer pintar o quadro de uma cosmovisão que objetiva exortar aos leitores a assumir um comportamento bem definido. Seguir a Jesus significava uma negação radical de si mesmo. O discípulo deve “carregar a sua cruz”. E isso implica ter plena comunhão com o próprio destino de Jesus: perseguição, sofrimento e morte. Aqueles que suportam os sofrimentos vinculados ao seguimento de Jesus, são objetos de promessas da parte do Mestre. Em Marcos, a expressão tomar (= portar) a própria cruz é uma representação metafórica da disposição ao martírio e do espírito de abnegação que devem distinguir os seguidores de Cristo. Jesus chama de forma imperativa a multidão e aos seus discípulos. Aqueles que “querem” seguir a Jesus devem cumprir duas condições: negar-se a si mesmo, e tomar a sua cruz. Implica na aceitação da disposição de morrer por causa do seguimento, e se refere a todas as perseguições e tribulações que os discípulos podem experimentar durante o projeto do discipulado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Pereira, Faculdade Cristã de Curitiba

Possui graduação em Bacharel em Teologia - Faculdades Batista do Paraná (2008) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2012). Atualmente é diretor da Faculdade Cristã de Curitiba e professor da Faculdade Cristã de Curitiba. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Bíblia, atuando principalmente nos seguintes temas: bíblia, teologia, grego, novo testamento e exegese.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Pereira, S. (2023). Como seguir a Jesus: análise exegética de Marcos 8,34 – 9,1: Como seguir a Jesus: análise exegética de Marcos 8,34 – 9,1. Revista Pistis & Praxis, 15(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.003.AO07