Religião e arte

elementos que desarmam açoitados e acoitadores em vista de uma cultura libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO01

Palavras-chave:

Religião, Arte, Cultura, Chico Buarque, Libertação

Resumo

Evidenciar uma interconexão entre religião, cultura e arte, é uma tarefa do presente. A categoria hermenêutica da reserva de sentidos favorecerá essa tarefa. Os sentidos reservados no humano captam as sutilezas e interconexões existentes entre religião e arte a serviço duma cultura libertadora. Quando nos remetemos à categoria do sentido, estamos na seara da sensibilidade humana. É uma pesquisa bibliográfica, cujo problema assim formulamos: em uma cultura resistente às artes e à religião, como proporcionar uma formação acolhedora dessas riquezas? Os resultados esperados circunscrevem aos anseios de que as chaves estão exatamente na capacidade de aproveitarmos todas as oportunidades para valorizarmos as riquezas contidas tanto na religião quanto na arte para uma cultura libertadora. Utilizaremos parte da obra de Chico Buarque para a presente reflexão. Deixamos claro que sem a presente reflexão se faz a partir da perspectiva espiritual cristã com um tributo à obra de Chico Buarque, que toca o humano. E, com este esclarecimento ressaltamos a riqueza de todas as religiões e dos humanos sem qualquer relação com o religioso. Entendemos que uma das maneiras de efetivação dessa utopia, consiste na via do seu rigor estético e poético

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Pós-doutorado em Filosofia (UFPR); Pós-doutorado em Educação (PUC-Campinas). Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Doutorando em Filosofia (UFPR). Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Bacharel em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Bacharel em Teologia, pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2007). Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Membro de diversas sociedades de pesquisa tais como: Sociedade Latinoamericana de Filosofia de lá Educación (ALFE). Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA). É Revisor de Periódicos científicos. Docente da Faculdade de Teologia da PUCSP com a função de coordenador na graduação. Tem pesquisado sobre Revelação Divina hoje a partir da Teologia da Revelação de Torres Queiruga. Pesquisa também sobre Os Desafios da Formação Humana Integral na perspectiva de Paul Ricoeur e Papa Francisco. É integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP.

Elizeu da Conceição, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutor em Teologia Pastoral pela UPS-Roma (2020). Mestre em teologia pela UPS-Roma, com especialização em Pastoral Juvenil (2017). Bacharel em Teologia pelo ITESP (2008). Bacharel em Filosofia pela PUC-Campinas (2003). Sacerdote e religioso Estigmatino. Foi Assessor Provincial da Pastoral Juvenil (2007-2014) e Conselheiro Provincial e responsável pelo Setor Pastoral (2011-2014). Membro da Secretaria Geral no Sínodo para a Amazônia (2019). Atualmente é professor convidado em curso de extensão da PUC, ministrando o curso de Antropologia Teológica. É professor de Teologia Pastoral no curso de Leigos no Setor Conquista de São Paulo. É responsável pela missão São Gaspar Bertoni, no Parque São Rafael e vice-coordenador do clero do Setor Conquista da Arquidiocese de São Paulo.

Gilberto Dias Nunes, Seminário de Teologia, dos Missionários Estigmatinos em São Caetano do Sul

Doutorando em Ciência da Religião (PUC-SP). Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP, 2020). Especialista em Psicanálise pelo Núcleo de Estudos da Mente (NEM, 2017). Bacharel em Filosofia (PUC-Campinas,1999). Bacharel em Teologia (ITESP, 2004). Bacharel em Teologia (FABRA, 2019). Integrante do Grupo de Pesquisa Teologia e Cultura. Sacerdote Católico e Religioso Estigmatino. Reitor do Seminário de Teologia Estigmatino em São Caetano do Sul/SP. Tem pesquisado o pensamento do filósofo francês, Maurice Merleau-Ponty; o Concílio Ecumênico Vaticano II, especialmente a Constituição Pastoral Gaudium et Spes; e atualmente pesquisa sobre o Magistério do Papa Francisco. Fazendo assim, uma interlocução entre Filosofia e Teologia no curso de Ciência da Religião. Trabalhou com lideranças comunitárias em Praia Grande/SP e Santo Antonio do Sudoeste/PR. Atualmente é pároco da Paróquia São Caetano, em São Caetano do Sul/SP, Diocese de Santo André; formador no Seminário de Teologia, dos Missionários Estigmatinos em São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Nobre, J. A., da Conceição, E., & Nunes, G. D. (2025). Religião e arte: elementos que desarmam açoitados e acoitadores em vista de uma cultura libertadora. Revista Pistis & Praxis, 17(2), 302–314. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO01