O Sínodo para a Amazônia: um sínodo marcado pela escuta e pela alteridade
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.003.DS06Palavras-chave:
Vai depoisResumo
Este artigo representa uma contribuição direta dos trabalhos sinodais, desde o Círculo de Língua Portuguesa “A” em que o autor participou, como primeiro pentecostal presente num Sínodo, na qualidade de delegado fraterno. Donde o estilo de reflexão aberta, com enfoques diferentes e convergentes, tecida há poucas horas do encerramento dos trabalhos sinodais. De início, o autor retoma Michel De Certeau com sua proposta sobre a alteridade e o diálogo, no intento de superar atitudes colonizadores face às culturas, tão diversas. Do pensador Certeau ao papa Francisco dá-se uma longa conexão entre jesuítas, com a peculiaridade do segundo como o primeiro pontífice latino-americano, na história da Igreja Católica. Fato que o autor destaca como “conditio sine qua non” para a proposta, método, abordagem e resultados característicos do Sínodo para a Amazônia. Considerando a convicção ecumênica do Papa (em sintonia com o Concílio Vaticano II) e a presença pentecostal no território amazônico, o autor respondeu ao convite de participar do Sínodo como delegado fraterno pentecostal, enfatizando a teologia da amizade como disposição de encontro e diálogo com a Igreja Católica.Downloads
Referências
ASSEMBLEIA ESPECIAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral – Instrumentum Laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.
COSTA, M. C. C. Delegati fraterni al Sinodo dei Vescovi per la Regione Pan-amazzonica. 28 out. 2019a. Disponível em: <http://www.christianunity.va/content/unitacristiani/it/news/notizie-2019/2019-10-06-27-sinodo-per-l-amazzonia.html>. Acesso em: 31 out. 2019.
COSTA, M. C. C. O Aggiornamento do Pentecostalismo Brasileiro: as Assembleias de Deus e o processo de acomodação à sociedade de consumidores. São Paulo: Recriar, 2019b.
COSTA, M. C. C. Presentation of Pr. Moab César Carvalho Costa, Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil. 2019c. Disponível em: <http://www.christianunity.va/content/unitacristiani/en/dialoghi/sezione-occidentale/pentecostali/other-documents-and-events/intervention-du-pr-moab-cesar-carvalho-costa--assemblees-de-dieu0.html>. Acesso em: 31 out. 2019.
DE CERTEAU, M. La fábula mística (Siglos XVI-XVII). Madri: Siruela, 2006.
DE CERTEAU, M. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
FRANCISCO. Encíclica Laudato Si’. Vaticano, 24 maio 2015.
PONTIFICAL COUNCIL FOR PROMOTING CHRISTIAN UNITY [PCPCU]. Delegati fraterni al Sinodo Pan-Amazzonico / News 2019. Disponível em: http://www.christianunity.va/content/unitacristiani/it/news/notizie-2019/2019-10-06-27-sinodo-per-l-amazzonia.html. Acesso em: 31 out. 2019.
SECRETARIA GERAL DO SÍNODO. Regulamento. Cidade do Vaticano: EPV, 2019.
RELATORIO CIRCOLO PORTOGHESE “A”. Cidade do Vaticano: Ed. Segreteria Generale del Sinodo, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.