Cuidado espiritual como fator de integralidade (saúde) do Ser: funções históricas do cuidado na tradição judaico-cristã
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.001.ds07Palavras-chave:
Cuidado espiritual, Curar, Sustentar, Orientar.Resumo
O artigo analisa, sucintamente, os sentidos de espiritual e espiritualidade como qualificadores dos modos de cuidar em seguida examinados. Com base em obras de referência, o artigo examina funções de cuidado espiritual, criadas pelas comunidades cristãs das origens, baseadas nas dinâmicas tradições da espiritualidade judaico-cristã. Essas modalidades de cuidado são descritas como curar, sustentar e orientar. Visam não apenas a lidar com sintomas, disfunções ou relacionamentos destrutivos; pretendem ajudar os humanos a conferir sentido a seu existir. Alguns exemplos são apontados para demonstrar as correlações entre espírito, espiritualidade e existência humana na história.[
Downloads
Referências
A BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 1980.
A RESISTÊNCIA à felicidade substitutiva e o futuro da Igreja. Entrevista a Zygmunt Bauman. Instituto Humanitas Unisinos: IHU, São Leopoldo, 21 out. 2013. Entrevista concedida a Giulio Brotti, originalmente publicada no jornal L’Osservatore Romano, 20 out. 2013. Trad. Moisés Sbardelotto. Disponível em: <http://www.ihu. unisinos.br/noticias/524838-a-resistencia-a-felicidade-substitutiva-e-o-futuro-da-igreja-entrevista-com-zygmunt-bauman>. Acesso em: 22 out. 2013.
BENSON, H.; STARK, M. Medicina espiritual: o poder essencial da cura. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.
BONNARD, P. Salvação. IN: ALLMEN, J. J. von. (Ed.). Vocabulário bíblico. 2. ed. São Paulo: ASTE, 1972. p. 391-393.
BUTZKE, P. A. Espiritualidade. IN: BORTOLLETO FILHO, F.; SOUZA, J. C. de; KILPP, N. (Ed.). Dicionário brasileiro de teologia. São Paulo: ASTE, 2008. p. 387-390.
CHARDIN, P. T. de. O fenômeno humano. São Paulo: Herder, 1965.
CLEBSCH, W. A.; JAEKLE, C. R. Pastoral care in historical perspective. Englewood Cliffs: Prentice Hall International, 1964.
HIGUET, E. A. Saúde, cura e salvação no pensamento de Paul Tillich. Estudos de Religião, v. 13, p. 75-85, 1999.
HILTNER, S. Preface to pastoral theology. Nashville: Abingdon, 1958.
HOCH, L.; ROCCA, S. M. L. (Org.). Sofrimento, resiliência e fé: implicações para as relações de cuidado. São Leopoldo: Sinodal, 2007.
KOENIG, H. G. Medicina, religião e saúde. O encontro da ciência e da espiritualidade. Porto Alegre: L&PM, 2012.
MAIA, F. F. R. Fora da relação não há salvação: ensaios introdutórios para uma soteriologia relacional com inspiração em M. Buber e J. Moltmann. 2008. Monografia (Graduação em Teologia) — Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
PARKES, C. M. Amor e perda: raízes do luto e suas complicações. São Paulo: Summus, 2009.
SATHLER-ROSA, R. Cuidado pastoral em tempos de insegurança. Uma hermenêutica contemporânea. 2. ed. São Paulo: ASTE, 2010.
SATHLER-ROSA, R. Do cuidado da alma ao cuidado da vida: evoluções históricas do exercício do cuidado pastoral — parte I. Caminhando, v. 17, n. 1, p. 69-79, 2012a.
SATHLER-ROSA, R. Do cuidado da alma ao cuidado da vida: evoluções históricas do exercício do cuidado pastoral — parte II. Caminhando, v. 17, n. 2, p. 127140, 2012b.
SATHLER-ROSA, R. Cuidado pastoral em perspectiva histórica e existencial: uma revisão crítica. São Paulo: ASTE, 2013.
SCHNEIDER, N. Alma (corpo, espírito). IN: BORTOLLETO, F. F.; SOUZA, J. C. de; KILPP, N. (Ed.). Dicionário brasileiro de teologia. São Paulo: ASTE, 2008.
TEIXEIRA, F. O poder libertador da espiritualidade e da experiência religiosa. IN: AMATUZZI, M. M. (Org.). Psicologia e espiritualidade. São Paulo: Paulus, 2005.
VILLALOBOS, L. C. Resiliência: uma novidade antiga. IN: SANTOS, H. N. Dimensões do cuidado e aconselhamento pastoral: contribuições a partir da América Latina e Caribe. São Paulo: ASTE; São Leopoldo: CETELA, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.