O concílio do Vaticano II: a presença da igreja no mundo em espírito de serviço, em especial aos mais pobres
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6107Palabras clave:
Igreja, Concílio, Mundo, Pobres.Resumen
No Vaticano II, a Igreja fez suas as alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos homens de hoje, “sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (Cf. GS 1). Neste estudo, o autor trata o tema da pobreza e dos pobres no Concílio, em três momentos:no primeiro, situa o tema da pobreza e dos pobres, explicitando a compreensão dos padres conciliares sobre suas causas e as perspectivas de resposta a esse flagelo; no segundo, mostra em que direção avançou tal questão nas décadas que se seguiram ao Concílio, sobretudo na América Latina; no terceiro, procura apontar para iniciativas que poderiam fazer a Igreja avançar mais em uma ação pastoral na perspectiva da opção pelos pobres.Descargas
Citas
ALBERIGO, G.; JOSSUA, J.-P. La Recption de Vatican II. Paris: Éd. du Cerf, 1985.
ALMEIDA, A. J. de. Lumen Gentium: a transição necessária. São Paulo: Paulus, 2005.
BENTO XVI. Carta Encíclica Deus Caritas Est, sobre o Amor Cristão. São Paulo: Paulinas, 2006.
BEOZZO, J. O. A igreja do Brasil no Concílio Vaticano II (1959-1965). São Paulo: Paulinas, 2005.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO – CELAM. Conclusão da Conferência de Puebla. 13 ed. São Paulo: Paulinas, 2004.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB. Evangelização e missão profética da igreja: novos desafios. São Paulo: Paulinas, 2005.
COMISSION SOCIALE DES ÉVÊQUES DE FRANCE. Repères dans une
Économie Mondialisée. Paris: Éd. du Cerf; Fleurus-Mame, 2005.
DOCUMENTOS DO CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II – DCE. São Paulo: Paulus, 2004. (Col. Documentos da Igreja).
GÓMEZ DE SOUZA, L. A. Do Vaticano II a um novo concílio? O olhar de um cristão leigo sobre a Igreja. Rio de Janeiro: CERIS; São Paulo: Loyola, 2004.
KLOPPENBURG, F. B. Concílio Vaticano II. Petrópolis: Vozes, 1962. v. I a IV.
LOPES GONÇALVES, P. C.; BOMBONATO, V. I. Concílio Vaticano II, análise e perspectivas. São Paulo: Paulinas, 2004.
LORSCHEIDER, A. et al. Vaticano II: 40 anos depois. São Paulo: Paulus, 2005.
MARTELET, G. Non dimentichiamo il Vaticano II. Torino: ELLEDICI, 2001.
MEDELLÍN COMO VAMOS. Disponível em: <http://www.medellincomovamos. org/pobreza-y-desigualdad>. Acesso em: 2 nov. 2011.
TRIGO, P. Espiritualidad conciliar. México: Univ. Iberoamericana Puebla, 2003.
TRIGO, P. La cultura del barrio. Caracas: Universidad Católica Andrés Bello & Fundación Centro Gumilla, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.