Espiritualidade e bioética
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.7677Palabras clave:
Espiritualidade, Bioética, Diversidade, Sociedade contemporânea.Resumen
O presente artigo visa tratar conceitualmente a espiritualidade para, a seguir, propor alguns pontos em que esta pode dialogar com a Bioética. Nesse sentido, discute em um primeiro momento a grande oferta de espiritualidades em nossa contemporaneidade, buscando dispor brevemente – sem a pretensão de esgotar o assunto e nem tratá-lo em toda a sua complexidade – sobre algumas causas que podem estar na raiz das demandas da sociedade contemporânea. Logo em seguida, o foco passa a ser a espiritualidade a partir de sua raiz antropológica, pensando o ser humano como um ser de falta e um ser aberto à transcendência. Essas categorias postas, o próximo passo se centrará em acompanhar historicamente como esse conceito vai se forjando na tradição cristã até chegar à contemporaneidade, quando ela se expande para outras formas de compreensão para além do cristianismo. A partir desse momento, insere-se a percepção de que se deve falar em espiritualidades, no plural, indicando as diversas maneiras com que esse conceito tem sido utilizado na história e contemporaneamente. Por fim, buscar-se-á discutir brevemente alguns pontos importantes para o diálogo da espiritualidade com a Bioética, defendendo a ideia de que tomando certos cuidados e tendo clareza das especificidades de cada área, sempre será este um diálogo profícuo.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
ANJOS, M. F. Para compreender a espiritualidade em bioética. In: PESSINI, L.; BARCHIFONTAINE, C. P. de. Buscar sentido e plenitude de vida. Bioética, saúde e espiritualidade. São Paulo: Paulinas, Centro Universitário São Camilo, 2008. p. 19-28.
BERGER, P. O dossel sagrado. São Paulo: Paulus, 1985.
BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BREITBART, W. Espiritualidade e sentido nos cuidados paliativos. In: PESSINI, L.; BERTACHINI, L. Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, Loyola, 2004. p. 209-228.
COMTE-SPONVILLE, A. O espírito do ateísmo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
COSTA, J. F. A ética democrática e seus inimigos. In: BETTO, F. et al. Ética. Rio de Janeiro: Garamond, 1997.
JANELA da alma. Direção: João Jardim e Walter Carvalho. São Paulo: Europa Filmes, 2001. Documentário cinematográfico.
JUNGES, J. R. Bioética. Perspectivas e desafios. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 1999.
LIPOVETSKY, G. A era do vazio: ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relógio d’água, 1989.
MARDONES, J. M. A vida do símbolo. São Paulo: Paulinas, 2006.
SHELDRAKE, P. Espiritualidade e teologia. Vida cristã e fé trinitária. São Paulo: Paulinas, 2005.
SUNG, J. M. Sementes de esperança. A fé em um mundo em crise. Petrópolis: Vozes, 2005.
TEIXEIRA, F. O potencial libertador da espiritualidade e da experiência religiosa. In: AMATUZZI, M. M. Psicologia e espiritualidade. São Paulo: Paulus, 2005. p. 13-30.
VAZ, H. C. L. Antropologia filosófica I. São Paulo: Loyola, 1992.
WISEMAN, J. A. Spirituality and mysticism. New York: Maryknoll, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.