Ecoteologia como Esperança para a Criação: uma leitura teológica da crise ecológica a partir de Moltmann e Boff

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.18.e2633453

Palabras clave:

Ecoteologia, Criação, Moltmann, Boff, Crise ecológica

Resumen

Este artigo investiga as contribuições de Jürgen Moltmann e Leonardo Boff para a formulação de uma ecoteologia contemporânea. O problema que orienta a pesquisa é a crise ecológica global, compreendida não apenas como desafio ambiental, mas como expressão de uma ruptura teológica e civilizatória entre humanidade, Deus e Criação. O objetivo consiste em analisar como a teologia da criação, reinterpretada a partir de Moltmann e Boff, oferece fundamentos éticos, espirituais e epistemológicos para a superação do paradigma moderno de dominação e instrumentalização da natureza. A metodologia empregada é bibliográfica e hermenêutica, com análise crítica de textos teológicos centrais dos dois autores, articulados à reflexão contemporânea sobre ecologia e espiritualidade. Os resultados apontam que a ecoteologia, ao recuperar o sentido teológico da Criação e a ética do cuidado, propõe um novo paradigma de relação entre ser humano e mundo, que vai além de uma resposta ética à crise ambiental. Ela se configura como espiritualidade integral e como epistemologia alternativa, capaz de romper com o reducionismo moderno e oferecer uma via de “reencantamento” do mundo, orientada pela interdependência, pela dignidade da vida e pela esperança escatológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Tainan Araújo Saar, Faculdades EST

Tainan Araújo Saar, bacharel em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS E-mail: [email protected] Lattes: lattes.cnpq.br/5495243236805165

Pablo Fernando Dumer, Faculdades EST

Bacharel em Teologia. Possui Doutorado em teologia fundamental-sistemática pelas Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Integra os grupos de pesquisa em ética contemporânea e em direitos humanos da Faculdades EST. Contato: [email protected]. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/7508204500086120.

Citas

BOFF, Leonardo. Evangelho do Cristo Cósmico: a busca da unidade do Todo na ciência e na religião. Rio de Janeiro: Record, 2008.

BOFF, Leonardo. Experimentar Deus: a transparência de todas as coisas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

CARTA da Terra. Disponível em Acesso em 02 de mai. de 2025.

CHIPANA, Sofia; LEÓN, Ismael; MÜSSIG, Dietmar. Ecoteologia: espiritualidades y prácticas para salvar la Madre Tierra. La Paz: ISEAT, 2011.

DALFERTH, Silfredo Bernardo. A graça de Deus e o ethos da graça: experimento: o conceito da graça na teologia de L. Boff e a releitura de textos de Lutero. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 48, n. 2 (p. 120-155), 2008.

FRANCISCO, Papa. Plataforma de Ação Laudato si’ – mensagem de vídeo. Vaticano, 25 maio 2021. Disponível em <https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-05/papa-francisco-mensagem-video-plataforma-de-acao-laudato-si-21.html> Acesso em 23 de abr. de 2025.

GERSTENBERGER, Erhard S. Teologias no Antigo Testamento: pluralidade e sincretismo da fé em Deus no Antigo Testamento. São Leopoldo: Sinodal, CEBI, EST, 2007.

GUATTARI, Fêlix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

HANAZAKI, Natalia. Introdução à Ecologia. 2. ed. Florianópolis: bIologIa/Ead/UFSC, 2013.

MARKUS, Cledes; GIERUS, Renate. O bem viver na criação. São Leopoldo: Oikos, 2013.

MOLTMANN, Jürgen; BOFF, Leonardo. Há esperança para a criação ameaçada? Petrópolis: Vozes, 2014.

MOLTMANN, Jürgen. Deus na criação: doutrina ecológica da criação. Petrópolis: Vozes, 1993.

REIMER, Haroldo. Gênesis: casa comum: espaço de vida, cuidado e felicidade: Encontros Bíblicos, Gênesis 1 a 11. São Leopoldo: CEBI, 2007.

RÖMER, Thomas; MACCHI, Jean-Daniel; NIHAN, Christophe. Antigo Testamento: história, escritura e teologia. São Paulo: Loyola, 2010.

RUETHER, Rosemary R. Ecofeminismo: conexões simbólicas e sociais entre a opressão das mulheres e a dominação da natureza. Estudos Teológicos, v. 32, no. 3 (p. 240-252), 1992. SCHAPER, Valério Guilherme. A moça que lia Boff: ética, transformação, utopia e ação. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 48, n. 2 (p. 156-176), 2008.

SCHAPER, Valério Guilherme. A experiência de Deus como transparência do mundo: o pensar sacramental em Leonardo Boff entre história e cosmologia. São Leopoldo, 1998.

SCHWANTES, Milton. Ensaios sobre uma Teologia do Antigo Testamento: Questões abertas e Gn 1-11. São Leopoldo: s.n.], 1980.

SUSIN, Luiz Carlos; SANTOS, Joe Marçal Gonçalves dos. Nosso planeta, nossa vida: ecologia e teologia. São Paulo: Paulinas, 2011.

WESTPHAL, Euler Renato. O pensamento trinitário em Leonardo Boff: comunhão e criação. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 48, n. 2 (p. 27-50), 2008.

ZWETSCH, Roberto E. Ecologia e espiritualidade: uma reflexão missiológica. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 48, n. 1 (p. 64-82), 2008.

Publicado

2026-02-26

Cómo citar

Araújo Saar, T., & Dumer, P. F. (2026). Ecoteologia como Esperança para a Criação: uma leitura teológica da crise ecológica a partir de Moltmann e Boff. Revista Pistis & Praxis, 18. https://doi.org/10.7213/2175-1838.18.e2633453

Número

Sección

Artigos