Mística e autoconhecimento

um estudo do itinerário místico de Inácio de Loyola em Manresa à luz do autoconhecimento de Blaise Pascal em sua obra Pensamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO03

Palavras-chave:

Inácio de Loyola, Blaise Pascal, Autoconhecimento, Reconhecer, Deus

Resumo

Este artigo aborda o itinerário místico de Inácio de Loyola em Manresa à luz do autoconhecimento proposto por Blaise Pascal, através de uma revisão bibliográfica da autobiografia de Inácio, da obra “Pensamentos”, de Pascal, e de outras produções científicas sobre o tema a fim de demonstrar a importância do autoconhecimento na experiência mística. No caso de Inácio, suas observações sobre sua diversidade de espíritos o levaram ao refinamento de sua espiritualidade, culminando na experiência central do Cardoner, momento de profundo conhecimento de si e de abertura a Deus, no qual recebe as mais profundas graças. Mas, para tal, Inácio teve de enfrentar suas misérias, reconhecer-se limitado, necessitado de Deus e despojar-se de si, como sugere Pascal, para poder encontrar o caminho para a verdadeira felicidade, que no pensamento pascaliano se dá em Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Mateus Botura, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

No ano de 2018 ingressei no Seminário Diocesano De São Carlos, onde passei por alguns períodos de formação. Nele, concluí no ano de 2021 a graduação em filosofia pelo Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil. No ano de 2022 iniciei a graduação em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas. Atualmente, desenvolvo um projeto de Pesquisa em Iniciação científica com o Título MÍSTICA E AUTOCONHECIMENTO: UM ESTUDO DA EXPERIÊNCIA MÍSTICA DE INÁCIO DE LOYOLA À LUZ DO AUTOCONHECIMENTO DE BLAISE PASCAL EM SUA OBRA PENSAMENTOS, vinculado ao Grupo de Pesquisas RELINC - Religião, Linguagem e Cultura.

 

Ceci Maria Costa Baptista Mariani, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Faculdade de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: espiritualidade e mística cristã, teologia fundamental, pneumatologia, mariologia, antropologia teológica, ecumenismo e diálogo inter-religioso. Membro da SOTER, Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (secretária da Diretoria Nacional 2009-2010), coordenadora do Grupo de Trabalho "Mística e Espiritualidade". Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora de Medianeira (1982), Graduação em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora de Assunção (1989), Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora de Assunção (1997) e Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Botura, F. M., & Mariani, C. M. C. B. (2025). Mística e autoconhecimento: um estudo do itinerário místico de Inácio de Loyola em Manresa à luz do autoconhecimento de Blaise Pascal em sua obra Pensamentos. Revista Pistis & Praxis, 17(2), 328–341. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO03