Igreja e racismo no Brasil

perspectivas para uma consciência e prática eclesial antirracista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO04

Palabras clave:

Racismo, Negro, Igreja, Consciência, Libertação

Resumen

O presente artigo, intitulado Igreja e Racismo no Brasil: perspectivas para uma consciência e prática eclesial antirracista, pretende refletir a relação entre a Igreja e o negro no contexto histórico brasileiro, oferecendo pistas para uma consciência e um agir eclesial antirracista. O racismo é uma realidade que perdura no país e está ancorado ao regime escravocrata. Ele também atinge o campo eclesiástico, por isso da necessidade de conhecer sua dinâmica para dar respostas relevantes, à luz da fé. No primeiro momento, o texto versa sobre o itinerário do racismo no Brasil ao longo da história, a partir do conceito de racismo científico até a compreensão de racismo estrutural; no segundo momento, retrata a relação entre a Igreja e o negro, mostrando as distâncias – teologia que justifica a escravidão e o silêncio diante do racismo – e proximidades; por fim, aborda a missão da Igreja, e o processo para assumir uma consciência eclesial antirracista, que perpassa a opção pelos pobres. A pesquisa tem como referência a Teologia da Libertação e Teologia Negra, estabelecendo diálogo com as disciplinas de história e sociologia. O tema é atual e pertinente, retratando sob olhar da Igreja e da teologia, a mazela social do racismo, que impacta a vida de milhões de brasileiros que gritam por justiça e libertação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Edison Hüttner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG, Itália). Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Tiago da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

2025-08-27

Cómo citar

Hüttner, E., & Silva, T. da. (2025). Igreja e racismo no Brasil: perspectivas para uma consciência e prática eclesial antirracista. Revista Pistis & Praxis, 17(2), 342–353. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO04