O profetismo autêntico confronta as autoridades injustas

Análise exegética de Miqueias 3,1-8

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.003.DS05

Resumen

Em geral, os poderes civil e religioso constituídos estão em disputa pelo controle do povo. Quando se unem, na maioria das vezes, se tornam responsáveis por realizar ações nefastas e que abalam profundamente as estruturas sociais. Miqueias nos apresenta o ponto alto da exploração, da violência e da opressão do povo por parte de seus príncipes e chefes. Para isso, ele utiliza verbos que pertencem ao vocabulário da opressão social do Antigo Testamento, descrevendo o comportamento antissocial dos líderes bem como a natureza de seus crimes. Os frágeis e menos favorecidos são os que mais sofrem as consequências. Miqueias, como profeta e líder camponês, teria sido testemunha ocular da brutalidade política e religiosa que assolava o povo de Deus. A situação precária das vítimas da violência é a causa manifesta de que Deus assuma sua defesa e proteção. A presente reflexão, feita a partir de abordagens diacrônicas e sincrônicas, permite alcançar o sentido literal do texto e de entrever a atualidade da sua mensagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Alexandre Rossi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pós-doutorado em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary. Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestrado em Teologia pelo Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET), graduação em Teologia pelo Seminário Teológico de Londrina. Experiência na área de Exegese do Antigo Testamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Espiritualidade e política em Jeremias, Esdras e Neemias, Teologia e sociedade de consumo, Arqueologia da guerra e do exército no antigo Oriente Próximo.

Leonardo Agostini Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Pós-Doutorado (Teologia Bíblica).

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Rossi, L. A., & Fernandes, L. A. (2023). O profetismo autêntico confronta as autoridades injustas: Análise exegética de Miqueias 3,1-8. Revista Pistis & Praxis, 15(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.003.DS05