O humanismo cristão de Karl Barth

uma teologia pública?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.001.DS07

Resumen

Karl Barth é reconhecido como um dos mais relevantes teólogos do século XX, contribuindo com obras que impactaram o mundo teológico de seu tempo. Por meio de uma análise bibliográfica, o presente texto faz uma leitura de Barth como um clássico cristão que pode ajudar a pensar a condição humana hoje. Com base em critérios públicos de argumentação, elabora-se um exame de sua proposta de humanismo, considerando-a dentro de sua tradição reformada na relação com Calvino, na escuta atenta de pertinentes comentadores, bem como na análise de fontes primárias. A partir de aspectos de sua antropologia teológica, destaca-se um humanismo cristão que pensa o humano em sua co-humanidade e suas relações desde uma ética de gratuidade e responsabilidade. Neste sentido argumentamos que Barth pode ser compreendido como teólogo público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jefferson Zeferino, PUCPR

Doutor em Teologia. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).

Rudolf von Sinner, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor e Livre-Docente em Teologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Publicado

2022-05-23

Cómo citar

Zeferino, J., & von Sinner, R. (2022). O humanismo cristão de Karl Barth: uma teologia pública?. Revista Pistis & Praxis, 14(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.001.DS07