Paulo Freire e Papa Francisco: Diálogo sobre discernimento e educação ecológica na Laudato Si’
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.002.AO03Palabras clave:
Itinerário pedagógico. Modelos de humanidade. Transição ecológica. Fetichismo.Resumen
Na reflexão sobre a Encíclica Laudato Si’, estabelecemos um diálogo entre a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e a proposta de um itinerário pedagógico do Papa Francisco. A partir da metodologia dialética goldminiana, defendemos que a transição ecológica da Laudato Si’ explicita elementos de uma educação antifetichista (com afinidades aos estudos do “capitalismo como religião”) que permitiriam outros modelos de humanidade.
Descargas
Citas
BENJAMIN, W. O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.
COELHO, A. S. Entre acusações e perplexidades: O anticapitalismo e o Papa Francisco. Caminhos, Goiânia, v. 16, p. 63-81, 2018.
COELHO, A. S. A Idolatria e o Papa Francisco: radicalidade na crítica ao capitalismo. Estudos de Religião, v. 33, p. 203-230, 2019.
COELHO, A. S. Capitalismo como religião: Walter Benjamin e os Teólogos da Libertação. São Paulo: Editora Recriar, 2021.
CUDA, E. Trabajo y dignidad humana: un impulso ético-teológico del Papa Francisco. In: SOCIEDAD ARGENTINA DE TEOLOGÍA. ¿Dónde estás? Ser humanos en este mundo. Teología, humanidad y cosmos. Buenos Aires: Agape Libros, 2018. p. 253-268.
FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’ (LS). São Paulo: Paulus/Loyola, 2015.
FRANCISCO. Catequese de 01/08/2020, Vaticano News, 2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/es/papa/news/2018-08/reconozcamos-erradiquemos-idolos-que-nos-tienen-esclavizados.html. Acesso em: 01 mar. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
JOÃO PAULO II. Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 1990, Vaticano, 1989. Disponível em: http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/messages/peace/documents/hf_jp-ii_mes_19891208_xxiii-world-day-for-peace.html. Acesso em: 01 mar. 2021.
HIKELAMMERT, F. Hacia una crítica de la razón mítica. La Paz: Driada, 2008.
LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.
LÖWY, M. O que é o cristianismo de libertação. São Paulo: Perseu Abramo; Expressão Popular, 2016.
LÖWY, M. Laudato Sí: uma encíclica anticapitalista. In: LÖWY, M.; BENSAÏD, D. Centelhas. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 221-226.
LÖWY, M. A revolução é o freio de emergência: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.
MALAFATTI, F.; COELHO, A. S. Paulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo. Práxis Educativa, v. 16, p. 1-16, 2021.
MIGUEZ, N.; RIEGER, J.; SUNG, J. M. Para além do Espírito do Império: novas perspectivas em política e religião. São Paulo: Paulinas, 2012.
POINSSOT, A. Face au Covid, le sursaut écologique. Mediapart, 2021. Disponível em: https://www.mediapart.fr/journal/france/270221/face-au-covid-le-sursaut-ecologique. Acesso em: 27 fev. 2021.
SUNG, J. M. Educar para reencantar a vida: Pedagogia e Espiritualidade. 3. ed. São Paulo: Editora Reflexão, 2012.
SUNG, J. M. A graça de Deus e a loucura do mundo. São Paulo: Editora Reflexão, 2015.
TAMEZ, E. La conversión como afirmación de la vida: un acercamiento bíblico-teológico In: TAMEZ, E.; TRINIDAD, S. (Ed.). Capitalismo: violência y anti-vida — la opresión de las mayorías y la domesticación de los dioses. San José: EDUCA, 1978. Tomo II, p. 285-294.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.