A ecoteologia latino-americana e o princípio pluralista

Autores/as

  • Cláudio de Oliveira Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.03.AO03

Palabras clave:

princípio pluralista, ecoteologia, ecofeminismo, relacionalidade.

Resumen

O texto apresenta resultados de pesquisa sobre a relação do princípio pluralista com dimensões da ecoteologia. Metodologicamente, se recorreu a análises do pluralismo antropológico, em chave latino-americana, especialmente as que realçam a concepção do ser humano nas suas múltiplas relações com a natureza e o cosmo. Os resultados são apresentados em três eixos: (i) a busca de novos perfis epistemológicos tendo em vista a crítica às características antropocêntricas, androcêntricas e patriarcais da cultura ocidental assimiladas pela teologia, (ii) a noção do humano, em seus limites e possibilidades, em especial no tocante à relação com a Terra e o cosmo, à sua condição de coparticipante do contínuo ato criador divino e às possibilidades de relacionalidade e interdependência, e (iii) o poder renovador da vida como expressão de uma ecodiaconia, com indicações práticas de reconstrução ecossocial, dentro do cenário da destruição ambiental e da forma de ver a fé em perspectiva plural como maneira de ser na vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudio de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

de Oliveira Ribeiro, C. (2021). A ecoteologia latino-americana e o princípio pluralista. Revista Pistis & Praxis, 13(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.03.AO03