O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG

Autores/as

  • Paulo Agostinho Nogueira Baptista PPG em Ciências da Religião da PUC Minas
  • Giseli do Prado Siqueira PPG em Ciências da Religião da PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.DS05

Palabras clave:

Ensino Religioso. Educação. Relação educador-educando. BNCC/ CRMG. Ciências da Religião. Wolfgang Gruen

Resumen

O Ensino Religioso — ER teve uma virada paradigmática fundamental na década de 1970 com Wolfgang Gruen, ao distinguir Catequese e Ensino Religioso Escolar — ERE. Concebeu para o ER, a partir de Tillich, a religiosidade como categoria antropológica e como seu objeto de ensino: educar a dimensão de sentido da vida, o que não deixa de incluir o fenômeno religioso. Essa virada histórica e epistemológica, até desconhecida de muitos pesquisadores, hoje tem enorme significado, ainda mais com a Base Nacional Comum Curricular — BNCC e os currículos que cada estado da federação tem elaborado, como o Currículo Referência de Minas Gerais — CRMG. Gruen já pensava e atuava, na década de 1970, na “Ciência das Religiões” (UFJF) como curso formador do docente desse componente curricular. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, é recuperar essa história e refletir sobre as suas implicações para a relação educador-educando, tendo como referência a BNCC e o CRMG. As conclusões mostram a inovação de Gruen e como ele estava atento às questões da época e a grandes educadores como Paulo Freire.

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Biografía del autor/a

Paulo Agostinho Nogueira Baptista, PPG em Ciências da Religião da PUC Minas

Doutor e Mestre em Ciência da Religião (UFJF), professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da PUC Minas. Líder do Grupo de Pesquisa REDECLID

Giseli do Prado Siqueira, PPG em Ciências da Religião da PUC Minas

Doutora em Ciência da Religião (UFJF) e Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP), professora e pesquisadora do PPG em Ciências da Religião da PUC Minas. Líder do Grupo de Pesquisa REDECLID

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Publicado

2021-06-11

Cómo citar

Baptista, P. A. N., & Siqueira, G. do P. (2021). O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG. Revista Pistis & Praxis, 13(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.DS05